A franquia Resident Evil vem ganhando novos fãs a cada jogos e remakes lançados. E nem só de jogos para consoles e PC a Capcom investiu, sempre que pode, investe nos para portáteis.
Todos sabemos que vídeo games portáteis possuem limitações, o que acaba prejudicando na qualidade de alguns jogos durante o seu desenvolvimento. Eu particularmente adoro, gosto de ver os esforços da equipe ou da empresa responsável por adaptá-los para portáteis.
Apesar da Capcom portar vários títulos importantes da série para o Nintendo Switch, resolvemos colocar nessa lista somente os jogos que foram lançados exclusivamente para portáteis.
Vamos conhecer alguns desses jogos? A lista que fizemos está na ordem de lançamento.
Resident Evil 2 (1999) – Game.Com Tiger
Você sabia que o jogo Resident Evil 2 foi lançado para o portátil Tiger.com lá em 1999? Esse foi um dos primeiros jogos da série a ser adaptado para um console portátil, mas não foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs. O jogo era muito limitado em termos de gráficos, som e jogabilidade, e não conseguia reproduzir a atmosfera de terror e suspense do original. Além disso, o jogo tinha apenas quatro fases, e cada uma durava cerca de 15 minutos. Muitos consideram esse jogo como uma curiosidade histórica, mas não como uma experiência divertida ou assustadora.
Resident Evil (2000) – Game Boy Color – Cancelado
Este seria um remake do primeiro jogo da série para o Game Boy Color, mas foi cancelado pela Capcom por não atender aos padrões de qualidade esperados e a limitação do cartucho e Game Boy que estava complicando o seu desenvolvimento. O jogo seria uma adaptação fiel do original, com algumas mudanças na jogabilidade e nos gráficos para se adequar ao console portátil.
Uma curiosidade é que junto com ele também foi engavetado duas supostas versões do jogo Dino Crisis 2, originalmente também do PlayStation, que também estavam sendo portados para o Game Boy Color.
O jogo chegou a ser finalizado em 90%, mas nunca foi lançado oficialmente. Em 2012, uma versão beta do jogo foi liberada na internet por uma pessoa que possuía o cartucho de desenvolvimento em estado beta e resolveu juntar funtos com isso. O jogo recebeu atualizações de romhacks para que pudesse ser jogado até o final. Você pode jogar essa versão por meio de emuladores ou cartuchos flashcard direto no seu Game Boy Color.
Resident Evil Gaiden (2001) – Game Boy Color
Este foi o segundo jogo da franquia a ser lançado para um console portátil, o Game Boy Color. Ele é um spin-off da série, parece que ele se passaria após os eventos de Resident Evil 3: Nemesis e conta a história de Leon S. Kennedy e Barry Burton, que são enviados para investigar o navio Starlight, infestado de zumbis. O jogo tem uma jogabilidade diferente dos outros títulos da série, misturando elementos de RPG e tiro em primeira pessoa. O jogo foi criticado pela sua baixa qualidade gráfica e sonora, além de ter uma história confusa e contraditória com a cronologia oficial da franquia. Particularmente ele é o meu jogo favorito do Game Boy Color.
Resident Evil: Deadly Silence (2006) – Nintendo DS
Resident Evil: Deadly Silence foi lançado para o Nintendo DS em 2006. Ele é um remake do primeiro Resident Evil, que saiu para o PlayStation em 1996. O jogo aproveita as funcionalidades do DS, como a tela sensível ao toque e o microfone, para adicionar novos elementos de jogabilidade. Por exemplo, você pode usar a caneta stylus para cortar os zumbis com uma faca ou soprar no microfone para fazer respiração boca a boca em um personagem ferido.
O jogo também tem dois modos: o clássico, que segue a história original, e o rebirth (renascimento), que tem novos quebra-cabeças, localização de itens e inimigos. Uma curiosidade sobre o jogo é que ele foi lançado no mesmo dia que o filme Resident Evil: Apocalypse no Japão, criando uma campanha de marketing conjunta. O jogo tem um modo multiplayer cooperativo ou competitivo para até quatro jogadores via conexão sem fio.
Resident Evil: Degeneration (2008) – Mobile N-Gage e iOS
Este é um jogo baseado no filme de animação de mesmo nome, lançado em 2008. Segue a história do filme, que se passa um ano após os eventos de Resident Evil 4 e mostra Leon S. Kennedy e Claire Redfield tentando impedir um ataque terrorista envolvendo o G-Vírus. O jogo foi lançado para o celular portátil N-Gage e depois para o sistema iOS para iPod e iPhones, e tem uma jogabilidade similar aos jogos clássicos da franquia, com câmera fixa e puzzles. Apesar de haver diversos outros jogos da franquia para celulares, este ganhou destaque por ser muito elogiado pela sua fidelidade ao filme e pela sua atmosfera de terror. Por isso, mereceu entrou nessa lista. Joguei a versão para iOS na época e realmete impressiona.
Resident Evil Portable (2010) – PSP (PlayStation Portable) – Cancelado
Este seria um jogo exclusivo para o PSP, anunciado pela Capcom na E3 de 2009. Prometia ser uma experiência única e diferente de tudo o que já foi visto na franquia, mas nunca teve mais detalhes revelados. Foi cancelado sem nenhuma explicação oficial, mas especula-se que ele tenha sido transformado em Resident Evil: Revelations, que foi lançado para o Nintendo 3DS em 2012.
Resident Evil: Revelations (2012) – Nintendo 3DS
Este é considerado um dos melhores spin-offs da franquia até hoje, e o melhor jogo da série projetado originalmente para consoles portáteis. O jogo se passa entre os eventos de Resident Evil 4 e Resident Evil 5 e conta a história de Jill Valentine e Chris Redfield, que são enviados para investigar um navio chamado Queen Zenobia, que está repleto de criaturas mutantes. O jogo tem uma jogabilidade que mescla ação e terror, além de ter gráficos impressionantes para o Nintendo 3DS. O jogo foi tão bem recebido que ganhou uma versão remasterizada para consoles e PC em 2013.
Resident Evil: The Mercenaries 3D (2011) – Nintendo 3DS
Este é um jogo derivado da franquia, focado no modo Mercenaries, que é um modo extra presente em alguns jogos da série. O objetivo é eliminar o maior número possível de inimigos em um tempo limitado, usando diferentes personagens e armas. O jogo foi lançado para o Nintendo 3DS e tem gráficos baseados também baseados em Resident Evil 4 e Resident Evil 5. O jogo foi criticado por não ter um modo história e por não permitir que os dados fossem apagados depois de salvos.
Quais desses jogos você jogou e mais gostou? Deixe nos comentários! Espero que você tenha gostado das curiosidades e aprendido algo novo sobre esta série tão famosa e querida pelos fãs. No futuro eu também pretendo trazer uma lista dos jogos lançados para os celulares e smartphones. Por isso, fique ligado em nossas redes sociais. 😉
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Sobre o autor:
CapiLovers
Um casal (Erickitto e Gui), gaymer e pobre que se vira pra jogar da maneira que dá e quando dá. Gostamos de fofocar sobre games e animes!
Acompanhe CapiLovers nas redes sociais: