Análise - Review - SUNSOFT is Back! Retro Game Selection
Continua após a publicidade

A SUNSOFT é uma desenvolvedora e publicadora japonesa de videogames, conhecida principalmente por seu trabalho durante os anos 80 e 90. Fundada em 1971 como uma divisão de entretenimento da Sun Corporation, a empresa começou a desenvolver jogos para arcade, mas ficou famosa por suas produções para consoles, especialmente o NES/Famicom (Nintendinho).

Apesar da SUNSOFT entregar ótimos jogos no decorrer dos anos, as coisas não ficaram tão boas fazendo com que a empresa mudasse a estratégia com jogos que por fim deram uma “sumidinha” básica no mercado. Atualmente, ela quer voltar com todo o seu glamour e acertar cheio na nostalgia, para isso, ela vem lançando alguns jogos para consoles, PC e até smartphones.

SUNSOFT is Back! – Retro game selection é um apelo para avisar que eles estão de volta, trazendo alguns clássicos da era 8bits para o Ocidente pela primeira vez.

Somos apresentados com três jogos de Famicom lançados em inglês pela primeira vez, sendo eles The Wing of Madoola, Firework Thrower Kantaro’s 53 Stations of the Tokaido e Ripple Island. Sendo jogos importantes da história da SUNSOFT, pérolas de ação e aventura da década de 1980!

Confira o trailer

The Wing of Madoola

Ajude a corajosa guerreira Lucia a recuperar a poderosa Asa de Madoola do Malvado Rei Daltos.

Tela de título do jogo The Wing of Madoola - SUNSOFT is Back! - Retro game selection

Na terra de Badham, tem uma lenda de uma estátua de um pássaro, chamado “A Asa de Madoola”, quem possuísse tal asa desse pássaro teria poderes suficiente para governar todo o mundo, e é por isso que todo o povo guerreou para conquistá-la por um bom tempo.

Durante essa era, a Asa de Madoola ficou na posse de um bondoso rei da família Rameru. O rei então selou as asas de Madoola para cessar as guerras. No entando, Darutos, um descendente da linhagem de Rameru, traiu sua família e assumiu a asa.

Darutos construiu então uma fortaleza demoníaca e tentou dominar o mundo. Darutos lutou contra o clã Rameru ferozmente, até que apenas a guerreira Lúcia permaneceu no clã.

Como a única dominadora de magia do clã Rameru, Lucia vai para o Castelo de Alex, onde Darutos reside, e promete enfrentálo.

A jogabilidade

Você controla Lucia em um jogo de ação e plataformas com elementos de RPG, você precisa derrotar o chefe que te espera no final de cada estágio para poder progredir. Inimigos incansáveis vagam pelas fases, você precisa explorar todo o local para conseguir encontrar itens, power-ups e novos feitiços para te ajudar na jornada.

The Wing of Madoola apresenta uma jogabilidade simples, porém desafiadora. Não espere conseguir dominar fácil os comandos, as fases apresentam lugares que desafiam suas habilidades com os controles. O jogo é bastante divertido! Ele tem uma aventura mais legal do que o clássico Zelda II: The Adventure of Link (Nintendo), e olha que eu gosto muito desse Zeldinha!

Será que você consegue ter pulso firme e se equipar prontamente para conseguir derrotar Darutos?

Firework Thrower Kantaro’s 53 Stations of the Tokaido:

Em português: As 53 Estações do Tokaido do lançador de fogos de artifício Kantaro. Jogue com o fabricante de fogos de artifício chamado Kantaro para evitar que comerciantes malvados transformem suas criações em armas!

Tela de título - SUNSOFT is Back! Retro Game Selection

Kantaro conseguiu dominar a arte de se produzir fogos de artifício em Kyoto, ele quer voltar a Edo para mostrar tudo o que aprendeu. Para isso, ele precisa viajar pela estrada de Tokiado. No entanto, um comerciante invejoso e muito malvado chamado Inokuniya Gazaemon, planeja roubar as fórmulas de fogos de artifício de Kantaro e usá-las para transformá-las em armas!

Kantaro deve lutar contra todos os assassinos enviados pelo malvado comerciante e a sua arma será suas granadas de fogos de artifício. Será que você consegue passar acima do rio Sumida em Edo para que finalmente Kantaro volte pra casa e ele poder viver em paz com sua esposa, Momoko?

A jogabilidade

Este jogo é de ação, e fica um tanto viciante e peculiar conforme você aprende a jogá-lo, você precisa acertar seus inimigos com granadas de fogos de artifício para derrotá-los.

Existem alguns lugares do cenário que possuem itens escondidos, por isso, não deixe de explodir tudo para revelar esses itens ocultos! Colete os itens para obter vantagens e conseguir derrotar certos inimigos. Fique de olho com atenção ao longo da estrada Tokaido para finalmente conseguir chegar em casa sã e salvo.

Esse jogo é empolgante, a trilha sonora gruda na sua cabeça e a jogabilidade é bem suave. Achei Kantaro muito simpático, assim como os inimigos, confesso que fiquei com dó de derrotar alguns deles.

A melhor estratégia aqui é você tomar cuidado e tentar desviar de todos os inimigos, principalmente alguns ninjas que lançam estrelas contra você. Apesar dos itens ajudarem bastante, tente sempre evitar a briga diante de alguns deles, pois você pode morrer por bobeira.

Tente sempre conseguir moedas derrotando os inimigos mais simples e guarde elas com você, em algumas partes das fases será preciso trocá-las por plataformas para conseguir pular onde Kantaro não tem alcance.

Apesar da dificuldade aumentar bastante, com a ajuda da opção de retroceder o jogo ou a de salvamento a qualquer momento te ajuda no desafio. É o jogo que eu mais achei divertido na coletânea e que tem um fator replay muito viciante!

Em certos momentos aparecem tantos inimigos na tela que você fica com agonia de qual ação tomará para conseguir derrotá-los. Literalmente colocaram o Famicom para fritar os seus incríveis 2kb de memória RAM aqui, até o jogo apresenta um bug por causa disso, e não é culpa do emulador, mas do abuso dos programadores na época.

Algumas coisas colocavam o Famicom para torrar! - Ripple Island - SUNSOFT is Back! Retro Game Selection
Algumas coisas colocavam o Famicom para torrar!

Ripple Island

Você é Kyle, um garoto que sonha com uma vida melhor e parte em uma aventura para derrotar o nefasto Imperador Groaker a pedido do Rei Dotella. Em algum lugar no mar havia uma pequena ilha chamada Ripple, onde os moradores viviam pacificamente, cercados por uma natureza abundante.

Tela de título - Ripple Island - SUNSOFT is Back! Retro Game Selection

Mas um dia, um monstro chamado Gerogale se autodenomina Imperador e sequestra a Princesa Nasareru e começa ainvadir a ilha Hamon! Com esperanças de derrotá-lo, o rei Dotella emite um chamado para os moradores. “Para o bravo herói que derrotar Gerogale, uma recompensa te espera e a mão da Princesa Nasareru em casamento”.

É então que o menino chamado Kail, que morava nos arredores da ilha e sempre sonhou em ficar rico algum dia, aproveita a oportunidade e começa a fazer planos para conseguir ir até a fortaleza onde Gerogale está.

A Jogabilidade

Ripple Island é um jogo de RPG e aventura, você precisa usar entre os 9 comandos diferentes para superar muitos desafios diferentes para conseguir chegar até Gerogale. O jogo apresenta artes muito bonitas da era 8-Bits, será necessário dominar bem o inglês para conseguir entender a trama e resolver os quebra-cabeças durante a jogatina. Será necessário coletar itens, ajudar personagens com troca de favores para conseguir pistas para avançar.

Eu particularmente não sou fã de jogos desse estilo de RPG Novel com diálogos, em certos momentos você fica perdido e com dificuldades de retomar de onde parou.

continua depois do anúncio

Novos recursos disponíveis

Além das novas localizações para os três títulos, vários recursos também foram adicionados para melhorar e facilitar a experiência de jogo para os jogadores mais novos.

  • Opção de salvamento: Você possuí slots para salvar o seu jogo quando quiser
  • Opção de retroceder: Tomou uma pancada ou tomou uma decisão errada de uma maneira que não queria? Sem problemas! Você pode retroceder e continuar como se nada tivesse acontecido!
  • Filtro CRT: Para os saudosistas e amantes das velhas TV de Tubo, esse filtro com certeza agrada e te leva de volta para as tardes chuvosas enquanto você jogava o seu Famicom.
  • Várias proporções e bordas de tela: A SUNSOFT caprichou nas opções de exibição de imagem nessa coletânea. Eu não gosto de jogar games retrô com a tela ou os pixels borrados e distorcidos, aqui você pode jogar com os pixels perfeitos e ainda aplicar uma linda borda temática de acordo com sua preferência.
  • Modo Galeria com artes e materiais promocionais: Um pacote completo com várias artes e materiais que foram indispensáveis para a criação dos jogos, a SUNSOFT compilou tudo o que encontraram em seu escritório para caprichar na galeria, desde artes conceituais, documentos de design, ilustrações inéditas e muito mais!
  • Modelos 3D dos cartuchos originais: O que mais me encanta na era do Famicom com certeza são os cartuchos coloridos que eles usavam. Na coletânea “SUNSOFT is back!” elas estão disponíveis em um modelo 3D para você conferir os detalhes e poder matar a saudade deles.

Uma coletânea incrível, e que poderia ter mais jogos!

SUNSOFT is back! apresenta uma emulação fluída e uma coletânea bem organizada, os menus de navegação e as opções disponíveis são satisfatórios e não deixam pecar em nada. Destaque para a apresentação dos cartuchos em 3D e de como a galeria de artes e conteúdos extras são ricos e se parece com um museu digital, eu amo a arte da emulação e sou fissurado por coletâneas como essa.

É o menu mais bonito e mais organizado que eu vi de todas as coletâneas até agora, acredito que como foi feito por apaixonados pela SUNSOFT e o apelo nostálgico que eles querem apresentar com seu retorno, certamente fizeram da melhor maneira possível.

Com um sistema incrível de emulação, a SUNSOFT poderia explorar e deixar mais recheada essa coletânea e acrescentar mais jogos, fiquei com um sentimento de quero mais, acredito que problemas de licenciamento de software acabaram pesando na escolha do que poderia ou não entrar nessa seleção deles. Espero que futuramente eles anunciem novos volumes com outros jogos.

E tem muito mais esperando!

De acordo com os desenvolvedores, esta coleção só foi possível graças ao apoio de muitos patrocinadores por meio de crowdfunding, permitindo assim eles darem um passo em direção ao renascimento da SUNSOFT.

Em agradecimento a todos pelo apoio, eles informam que possuem mais lançamentos planejados, e por isso, pedem para que os fãs continuem acompanhando e apoiando.

A SUNSOFT tem voltado de forma tímida ao mercado de jogos, espero que outras pessoas fiquem surpresas e sintam um quentinho no coração, assim como eu senti, ao me deparar com seus jogos de volta para os computadores e consoles.

SUNSOFT is back! Retro game selection está disponível para Nintendo Switch, PlayStation Store, Xbox Series X|S e no PC (STEAM). Para acompanhar os futuros lançamentos da SUNSOFT e conhecer o seu catálogo atual, não deixe de acessar o site.

4

Análise – SUNSOFT is Back! Retro game selection

Nostálgico!

Uma linda coletânea de jogos com um museu digital que fizeram a história da SUNSOFT acontecer na era 8-bits nos anos 80 e 90! Poderia conter mais jogos além dos três, a galeria de imagens e conteúdos extras são incríveis!


CapiLovers

CapiLovers

A versão do jogo usada para análise foi em um Nintendo Switch Lite.

Acompanhe-nos na STEAM!

Se você curte jogar no PC, não deixe de nos acompanhar com todas as novidades e recomendações de jogos no nosso grupo e curadoria na STEAM. Participe!

Vamos jogar juntos no Nintendo Switch Online?

Me adicione como amigo no Switch com o Friend Code SW-0478-1222-9809

Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!

Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!

Confira os benefícios!

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *