Continua após a publicidade

Recentemente pude reservar algumas horinhas e resolvi jogar o Mega Drive no pacote do Nintendo Online disponível para o Nintendo Switch. Eis que me deparei com o Beyond Oasis (The Legend of Thor – no Japão e Europa), desenvolvido pela Ancient e lançado em 1994 pela SEGA.

Descritivo do jogo Beyond Oasis no Nintendo Online
Descritivo do jogo Beyond Oasis no Nintendo Online

Beyond Oasis passa longe de ser uma cópia de Zelda

Logo de cara achei que era o mesmo que a maioria dos jogadores pensam: “Ok, mais uma tentativa de jogo estilo Zelda da concorrência nos anos 90!”. E quebrei a cara, assim como foi quando joguei Genshin Impact atualmente. Beyond Oasis não tem nada a ver com Zelda (assim como Genshin Impact também não), apesar de ser um RPG de Ação. Mas vamos focar aqui no Beyond. 😉

Me impressionei logo de cara com a qualidade das artes pixeladas mostradas na cutscenes iniciais do jogo e dos mistérios por trás do bracelete de ouro que o príncipe Ali, o personagem principal, carrega consigo.

Procure por tesouros e salve o reino de Oasis

Segundo a história, houve uma batalha devastadora no reino de Oasis. E nela um confronto entre dois grandes feiticeiros: Rehalr, o portador do bracelete de Ouro, que usou seus poderes para criar quatro espíritos para ajudar a proteger as terras; e o feiticeiro Agito, que usou seu bracelete de prata pra trazer o caos e a destruição.

Na esquerda vemos Rehalr, com seu bracelete de Ouro e na direita vemos Agito com seu bracelete de prata. O choque de monstros!

E cabe a você na pele do príncipe Ali, um caçador de recompensas que acabou encontrando parte do bracelete de ouro, a invocar os quatro espíritos elementais e assim trazer o equilíbrio e paz para Oasis. Já que o bracelete de prata também foi encontrado antes por outra pessoa trazendo a bagunça tudo de novo.

Principe Ali com o bracelete dourado no braço esquerdo.
Você achou o bracelete de Ouro? Trate agora de salvar o mundo!

Vencendo limites do Mega Drive

O jogo conseguiu extrapolar algumas limitações do Mega Drive, as paletas de cores que eram opacas, a Ancient conseguiu entregar artes coloridas e vivas. Personagens com detalhes ricos e grandes na tela, os chefes são um show à parte no cuidado que tiveram ao desenhar suas pixel-art.

A jogabilidade, apesar de você apanhar um pouco dos comandos no início da jornada, flui muito bem e a vontade de sair socando tudo é bem satisfatória. As lutas lembram muito os jogos do estilo beat em up (briguinha de rua) tipo Streets of Rage ou Final Fight, até alguns combos você conseguirá executar!

Artwork oficial da SEGA mostrando o principe Ali atacando com sua adaga.
A adaga inicial será sempre a sua melhor arma. – Imagem: SEGA – Facebook

Ao derrotar certo número de inimigos você ganha um coração que eleva os seus status e você passa de nível (chamado no jogo de rank). Como a pancadaria come solta, você irá desfrutar-se de muitos deles durante a jogatina.

Os itens que você coleta ao derrotar inimigos ou nos baús são bem variados, vão desde repolhos até suculentos queijos, alguns deles você consegue recuperar um tanto da sua energia ou os pontos de magia, outros recuperam tudo. Enfim, você vai conseguir diferenciar bem quando deve levar um item no seu inventário ou abandoná-lo.

O inventário no jogo é limitado, por isso, lembre-se sempre de manter os melhores itens com você, usar ou descartar o que você não usará. Isso vale tanto para os itens quanto suas armas.

Perdi muito item bom no caminho pois não sabia substituí-los, mas foi dar uma olhada no manual de instruções do jogo que ele ensina que, ao selecionar um item no inventário, aperte o botão start para que ele solte o item no chão, eu achei isso tão legal. Não imaginei que um jogo daquela época poderia usar esse tipo de sistema.

Vários inimigos atacando o principe Ali durante o jogo Beyond Oasis.
Tem certas hordas de monstros bem fortes que dão um pouco de trabalho.

A música apesar de ser composta pelo lendário Yuzo Koshiro (Streets of Rage e Revenge of Shinobi), eu achei um tanto repetitiva e fraca. Não tem jeito, acredito que eu não goste mesmo do chip sonoro da Yamaha YM2612 que o Mega Drive possuí e acabo não gostando, independente do jogo.

🕹️Você também pode gostar: Refizeram o Sonic do Mega Drive para o NES e o resultado é muito bom!

Em Beyond Oasis você irá visitar vários lugares com estilos únicos e rico em detalhes, desde masmorras, florestas, cavernas e palácios. Você consegue identificar cada lugar do mapa enquanto explora o reino de Oasis. E nada de diálogos cheios de parábolas para entender o quê e aonde ir durante o jogo. Basta apertar o botão do mapa e encontrar a bandeirinha do seu destino.

Batalha contra o dragão dentro da caverna.
Olha que detalhes lindos e intimidadores dos chefes durante o jogo. São só grandes, mas não assustam e nem dão tanto trabalho para o principe Ali.

Espíritos podem te ajudar durante a jornada em Beyond Oasis

Os espíritos que você invoca durante o jogo são cativantes, cada um possuí seus golpes diferentes e tem a sua personalidade própria. Certamente você contará com a ajuda deles durante a sua jornada, são muito úteis e livrarão você de muitas enrascadas pelo caminho!

O espírito da água é Ditto, além de apagar chamas durante o caminho, pode te curar com magia.

Imagem do principe Ali junto com o espírito Ali em frente a uma caverna com água e cachoeiras caindo das pedras.
Ditto te cura e ataca inimigos com um belo banho!

Effret, o brutamontes, espírito do fogo, que pode te ajudar a quebrar rochas de gelo e incendiar inimigos com a sua baforada flamejante.

Shade é um espírito das sombras, que te ajuda a se livrar de buracos pelo caminho e faz com que Ali possa meditar para que você possa andar pelo mapa e dar uma olhada ao seu redor sem sofrer danos. Além de receber certos golpes dos inimigos no seu lugar.

E por último um espírito da planta chamado Bow, que irá ajudará a quebrar portões pesados e morder inimigos que estiverem ao seu alcance.

Effret, o espírito das chamas mandando brasa nos inimigos.
Effret não fica esperando para atacar não.

Elementos clássicos de um bom RPG de ação estão presentes

Os quebra cabeças no jogo são simples e sem complicações, a maioria dos calabouços são necessários matar todos os inimigos para conseguir a chave para destrancar algumas portas. O que eu achei um pouco enjoativo e feito de bobo, foi o fato de que alguns lugares são necessários muitas idas e vindas em busca dos elementos que invocam os espíritos para conseguir avançar. Tudo bem que isso acontece na maioria dos jogos como um elemento chave para criar um maior tempo de jogo, mas eu senti isso bem repetitivo.

Beyond Oasis traz um RPG de ação com um sistema simples, personagens e artes bem cativantes. Um estilo mangá com um toque árabe que se casou muito bem. Foi a raspa do tacho do Master System que encantou muita gente na época, e que atualmente me encantou.

O jogo conta com um pódio de melhores jogadores de finalizar o jogo, veja quem derrotou mais inimigos, atingiu maior nível, e finalizou o jogo em menor tempo, se você gosta de speedrunner pode se desafiar para melhorar cada vez mais.

Tabela de resultados no final do jogo.
E esse foi o meu resultado da jogatina!

Onde tem Beyond Oasis para baixar e jogar?

Beyond Oasis está disponível até agora para o Nintendo Switch (Nintendo Online com pacote adicional), Mega Drive, Android e iOS (Sega Forever), Steam e Wii (Virtual Console).

E você, já jogou essa maravilha? Deixe nos comentários o que você achou desse jogão e o que mais gostou dele.

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar das indicações