compartilhei networks games shieldwall multiplataforma analise review
Continua após a publicidade

Experimente a emoção de liderar sua legião no campo de batalha, conquistar Gália e defender o seu castelo, enquanto se envolve em batalhas rápidas e divertidas.

Em Shieldwall, você não está apenas jogando você está comandando uma legião de soltados fortes e corajosos no coração da Roma antiga. É um simulador de batalha tática em terceira pessoa que combina elementos de humor e estratégia, permitindo que os jogadores controlem as formações de tropas como um único personagem.

Confira o trailer

O objetivo é para que você sinta a adrenalina ao se envolver nas batalhas dinâmicas que são bem desafiadoras e divertidas. Com mecânicas que permitem você atacar os inimigos e defender seu próprio castelo na mesma partida, cada vez que você joga novamente, parece que se torna uma fase completamente nova e emocionante.

Esteja preparado para criar estratégias em uma partida que podem variar de 2 a 4 equipes, além de contar um uma campanha no modo história que é baseada em batalhas reais lideradas por Cesar, Shieldwall oferece uma experiência única e memorável, já rendeu várias críticas no Steam e agora também está disponível para consoles.

Soldados fofinhos e perigosos

O que mais chama atenção em Shieldwall com certeza são os soldados, todos inspirados em bonequinhos no estilo chibi (estilo de desenho de origem japonesa que se caracteriza por personagens pequenos, gordinhos e com cabeças grandes) e com seus rostos com expressões faciais de memes carismáticos da internet. Mas não se engane! O jogo vai te desafiar e te deixar a beira do colapso mental te fazendo se sentir um inútil e até mesmo um covarde por querer desistir das batalhas.

Não espere um tutorial super elaborado com pausas durante as explicações e que te faça um vencedor logo de inicio, aqui é um simulador de batalha, você já será dropado no seu castelo em meio ao campo de batalha para liderar seu batalhão com a ação comendo solta.

Você tem a disposição na tela alguns comandos que você precisará usá-los para convocar soldados de acordo com a sua necessidade, convoque soldados da frente de batalha, artilharia, escudeiros e até soldados com bandeiras que só ajudam a motivar os outros soldados na frente de batalha.

Uma trilha sonora para te deixar cagando de medo

Se tem uma coisa que me pegou aqui em Shieldwall foi a trilha sonora, que é incrível! Ela te coloca uma sensação de medo e eu confesso que em alguns ataques surpresa que eu sofri me deixaram em desespero, principalmente se você está perdendo, é o que vai acontecer na maioria das vezes!

O melhor de tudo é que ela também te inspira em momentos cruciais das suas batalhas, você sente que a trilha sonora vai te encorajar a finalmente cercar seu inimigo e partir pro ataque. E PERDER, CLARO!

Um sistema de batalha divertido e desafiador

Se você jogou algo da série Star Wars: Battlefront (EA Games), certamente irá sentir que algumas das mecânicas de Shieldwall foram inspiradas nele. Você usar combinações do controle para dar comandos de ação ou dropar certos personagens em locais que sua equipe domina.

Além do sistema de dominação de territórios onde você deve ficar um determinado tempo em volta a bandeira inimiga até seus soldados derrubarem ela e assim você subir a sua bandeira para dominar aquela área.

Com isso, você consegue fazer com seus soldados possam ser salvos, recuperados ou dropar em novos locais além do seu castelo. O inferno na terra aqui é que além de você ficar de olho no seu castelo, você precisa fazer estratégias de ataques, ou ir de modo furtivo e sorrateiro, dominar novas áreas inimigas.

E não adianta ir só com uma equipe de soldados que partem para o ataque, é necessário convocar soldados que ajudam na defesa ou na escolta, que consiga defender seus soldados de ataques de lanças, soldados especialistas em arco e flecha para proteger e atacar de locais altos e distantes.

Sério, são tantos detalhes para você pensar e criar as estratégias que você fica louco! Você vence uma batalha ao dominar todos as áreas disponíveis no mapa, acabar com todos os inimigos ou então, sobreviver e ser o maior número de soldados em um determinado ponto.

Eu me arrisquei a jogar no modo história, percebi que estava me esforçando de mais e não estava conseguindo, e nem consegui passar a primeira fase! Mesmo na dificuldade fácil o jogo é extremamente desafiador. Eu me senti um perdedor nato, e por mais que eu conseguisse avançar na dominação de territórios, do nada eu perdia meu castelo ou uma horda de inimigos avançava sobre meus soldados.

Foram mais de cinco jogadas até eu entender que não basta eu ficar dropando certos tipos de soldados ou tentar traçar uma estratégia para meu batalhão. Você tem disponível também uma árvore de habilidades para que você consiga melhorar seus soldados e até ganhar um certo respeito com eles, fazendo com que eles lutem bravamente ao seu lado.

Além de conquistar o campo de batalha, eu preciso fazer com que os meus homens se sintam confiante ao batalhar ao meu lado, e é isso que deixa todo jogador de cabelo em pé! Eu sinceramente não consegui dominar tudo isso e fui um completo fracasso…

Apesar de tudo, no começo eu dava muita risada, achava tudo muito fofo. O grito dos soldados no campo de batalha com uma voz parecida com o Alvin e os Esquilos me fez feliz, enquanto os soldados estavam com uma expressão raivosa e de desespero em seus olhares, para mim tudo não passava de uma briguinha de guerra de travesseiros, mas aos poucos o ódio foi me consumindo ao ver meus homens caírem ao meu lado e eu simplesmente correr de volta como um soldado chorão.

Shieldwall me fez dormir com raiva e ao mesmo tempo preocupado por matar tantos soldados fofos que aparentemente são inocentes. Com o tempo, fui aprendendo a empunhar melhor a espada, a usar ataques carregados, a usar comandos para lançarem suas espadas enquanto o inimigo se aproxima para ganhar tempo e derrubar alguns deles.

Por mais que me senti confiante em alguns momentos, do nada eu me entregava para Jesus e desligava o console, e fiquei constantemente me questionando se deixava aquilo instalado ou desinstalava para sempre. Mas era algo que não me deixava fazer, aos poucos, Shieldwall virou um jogo que todos os dias eu tentava um pouco mais. A cada pausa no trabalho ou em filas de casas lotéricas para pagar contas eu me pegava pensando “…e se eu tentasse fazer o ataque desse jeito?”, e voltava eu para o jogo em uma crise de ansiedade tentando vencer.

Shieldwall é portado para o Nintendo Switch

Portado pela Contrast Games, Shieldwall apresenta um desempenho bem satisfatório no portátil da Nintendo. A versão usada para esta análise foi a versão para o Nintendo Switch, da qual jogamos ele no portátil versão Lite. Apesar de todos os comandos do jogo serem todos no controle, eu não senti dificuldade de adaptação para criar combinações nas teclas, é algo que você pega o costume e não se perde.

O desempenho do jogo é estável, claro que em alguns momentos da batalha, dependendo se você estiver em lugares próximos a água e com bastante soldados, eu senti que o portátil esquenta um pouco e cai bastante a taxa de FPS. Não que um nintendista se importe realmente com isso, mas é notável que isso aconteça.

A diferença gráfica comparada ao PC é notável, aqui os bonequinhos parecem mais um Funko Pop versão pirata comparado a versão para computadores, mesmo e o cenário parece tudo com uma textura e aspecto de massinha. Dá pra perceber que o pessoal da Contrast Games fez todos os esforços máximos para conseguir trazer toda a beleza gráfica do jogo que é apresentado no PC, e levada as limitações do Nintendo Switch, tudo está muito bonito e funcionando bem.

Á única coisa que eu não gostei e tive dificuldade é que a HUD, do inglês, heads-up display, ou “tela de alerta”, é um componente em jogos digitais que exibe informações importantes sobre o jogo na tela, em frente aos objetos do jogo. (Barra de energia, número de vidas, pontuações, poderes, etc).

Todos os comandos de tela e informações muito pequenos para a tela do Switch lite, eu tive dificuldades de leitura ou tentar entender o que o ícone que estava na tela representava. E isso atrapalhou a experiência até mesmo para ler as informações do modo história. Deveria ter uma opção de ajustes para aumentar ou diminuir os elementos apresentados na tela.

Ponto positivo para o jogo ser em Português Brasileiro. Em nenhum momento vi textos que faltaram traduções ou erros daquelas famosas traduções automáticas, sabe?

Perfeito para jogar no modo multiplayer

Shieldwall é maravilhoso para você jogar com os amigos, apesar da versão do Nintendo Switch exigir a assinatura do Nintendo Online, eu me diverti com algumas partidas compartilhadas.

Mesmo no modo single player, é legal ter alguém junto com você em casa para surtar tentando montar novas estratégias e rola aquela coisa de querer tomar o controle da mão do amiguinho para tentar consertar a carnificina que ele levou sua equipe no campo de batalha.

Apesar da versão do Switch ser bastante divertida e apresentar a fidelidade de jogabilidade do PC, se você puder, escolha a versão para computadores STEAM. O número de jogadores no computador será bem maior, você poderá se divertir ao escutar seus amigos te insultando por conversa no Discord enquanto jogam.

Shieldwall é um jogo cômico e divertido, te faz ficar irritado na maioria das vezes pela sua alta dificuldade mesmo no modo fácil. O desespero bate conta em fases e jogadas que possuem três equipes diferentes que estão buscando conquistar todo o domínio romano.

Boas risadas são garantidas em um jogo divertidamente estratégico em que você lidera e conquista. Boa sorte no campo de batalha e cuidado para não perder suas sandálias!

Desenvolvido pela OverGamez, Shieldwall está disponível para computadores (STEAM) e consoles da família Nintendo, PlayStation e Xbox.

3

Análise – Shieldwall

Estratégicamente cômico!

Dificil até mesmo quando se joga no modo fácil. Boas risadas são garantidas em um jogo estratégico em que você lidera e conquista. Boa sorte no campo de batalha e cuidado para não perder suas sandálias!


CapiLovers

CapiLovers

Jogamos Shieldwall na versão para o Nintendo Switch Lite.

Acompanhe-nos na STEAM!

Se você curte jogar no PC, não deixe de nos acompanhar com todas as novidades e recomendações de jogos no nosso grupo e curadoria na STEAM. Participe!

Vamos jogar juntos no Nintendo Switch Online?

Me adicione como amigo no Switch com o Friend Code SW-0478-1222-9809

Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!

Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!

Confira os benefícios!

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *