Pocket City é criado pela Codebrew Games – um estúdio indie de uma única pessoa em Toronto, Canadá. Desenvolvido por Bobby Li, com agradecimentos especiais aos amigos que contribuíram: Scott Hitchon (áudio) e Jacob Gordner (escrita).
Introdução
É quase impossível falar de jogos de simuladores sem lembrar do SimCity, uma franquia de jogos na qual o jogador constrói e administra uma cidade. As cidades construídas possuem características semelhantes às americanas em aspectos culturais e legais nos séculos XX e XXI.
O fim de uma partida, que é a construção de uma cidade, não existe, mesmo que ocupe o mapa inteiro ou passe anos, o mundo continua o mesmo. Mas existem cenários onde o jogador deve administrar uma cidade para resolver determinados problemas, e ele tem um limite de tempo para resolver. A franquia foi criada por Will Wright e publicada pela Maxis (que é atualmente uma divisão da Electronic Arts).
SimCity sempre rendeu muito em todos os consoles e gerações que foi lançado, principalmente para computador, e com cada vez mais jogos chegando para celulares isso não foi diferente. O problema é que hoje, praticamente todos os jogos para celulares contam com abusos de microtransações. E a EA games tem uma fama de abusar delas até mesmo nos jogos comprados para computador ou videogame.
Com SimCity não foi diferente. O jogo para celular conta com microtransações aos montes e usa aquele molde enjoativo de ter que esperar um tempo para que as coisas avancem no jogo ou mesmo comprar diamantes para conseguir terminar uma construção.
Eis então que a empresa de jogos Codebrew Games — um estúdio indie de uma única pessoa em Toronto, Canadá. Desenvolvido por Bobby Li, com agradecimentos especiais aos amigos que contribuíram: Scott Hitchon (áudio) e Jacob Gordner (escrita) — resolveu criar o Pocket City, um simulador de cidades no melhor estilo clássico de SimCity, mas sem microtransações.
O que é o Pocket City
Lançado em 31 de julho de 2018, Pocket City é um jogo de construção de cidades para iOS, Android e para computadores através do Windows Store. Não há microtransações e todos os itens desbloqueáveis são ganhos apenas através da jogabilidade.
Pocket City é pago através da Apple Store. Para Android, terá uma versão alternativa e outra limitada gratuita. A versão gratuita contém vídeos de anúncios de recompensa (que o jogador pode assistir por uma pequena quantidade de aumento de dinheiro a cada poucos minutos), já a versão paga é livre de anúncios e inclui um modo sandbox, onde tudo está desbloqueado.
Jogabilidade
Em Pocket City o jogador constrói sua cidade criando zonas residenciais, comerciais e industriais, além de colocar edifícios especiais, completando missões para ganhar experiência e subir de nível. A cada novo nível, novos edifícios especiais são desbloqueados e alguns deles podem ser atualizados. As zonas também podem ser atualizadas quando o nível da cidade do jogador for alto o suficiente.
O jogador deve construir suas zonas estrategicamente para atender à demanda. Um gráfico útil mostra a demanda de cada tipo de zona. Um bom equilíbrio cria uma boa economia, aumentando a renda do jogador, que permite que ele construa mais e se expanda para novas áreas.
Os recursos de energia e água devem ser fornecidos para zonas e edifícios. Diferentes usinas têm diferentes efeitos — algumas são mais verdes do que outras e algumas são mais poderosas. Controle o sistema de mobilidade urbana com pontos de ônibus, estações de metrô e construa estacionamentos!
Métricas
As principais métricas do jogo são renda, população e felicidade. A alta felicidade garante que os cidadãos fiquem na cidade e não se mudem.
Outras métricas no jogo incluem congestionamento de tráfego, taxas de criminalidade, segurança contra incêndio, saúde, recreação, mercado de trabalho e habitação. Essas métricas afetam as outras de nível mais alto.
Desastres e eventos
Desastres como furacões, vulcões, temporais e outros ocorrerão periodicamente através do jogo destruindo zonas e edifícios, o que provavelmente causará estragos à economia, e o jogador deve cuidar e reconstruir as áreas afetadas.
Desastres como furacões, vulcões, temporais e outros ocorrerão periodicamente através do jogo destruindo zonas e edifícios, o que provavelmente causará estragos à economia, e o jogador deve cuidar e reconstruir as áreas afetadas.
Missões
Realize missões na cidade para conseguir desbloquear novos eventos, ganhar dinheiro e aumentar o seu nível. Ajude policiais a capturar bandidos, auxilie bombeiros no combate a incêndios pela cidade e de quebra tire racha com gangues pela cidade. Você também irá salvar gatinhos presos no topo das árvores.
Características do Pocket City
- Controles fáceis otimizados para celular. Expanda, crie e modifique tudo através do toque;
- Jogabilidade que se inspira no gênero de construção de cidades como SimCity;
- Gráficos bonitos e limpos em uma cidade que é divertida de assistir, com moradores, veículos e edifícios animados;
- Desbloqueie edifícios progressivamente mais avançados nivelando sua cidade;
- Desbloqueie eventos especiais, como festas de carnaval e aniversários da cidade;
- Desbloqueie novas áreas com terrenos diferentes;
- Encontre desastres como tornados e os veja causarem estragos ;
- Salve sua cidade na nuvem para transferir para outro dispositivo, ou compartilhe com um amigo;
- SEM microtransações;
Trailer do Pocket City
Conclusão
Pocket City é um jogo divertido e completo para celular com jogabilidade fácil e intuitiva, apesar do jogo depois tornar-se um pouco repetitivo e muito fácil de se ganhar dinheiro nele. As missões extras e a construção de cidades vizinhas fazem com que você fique mais tempo jogando.
Pocket City está disponível para celulares com sistema Android através da Loja Google Play em duas versões: a gratuita com anúncios e a paga sem anúncios por R$11,99. Para o sistema iOS, está disponível através da Apple Store por R$12,99.
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Sobre o autor:
CapiLovers
Um casal (Erickitto e Gui), gaymer e pobre que se vira pra jogar da maneira que dá e quando dá. Gostamos de fofocar sobre games e animes!
Acompanhe CapiLovers nas redes sociais: