Continua após a publicidade

Desenvolvido e lançado pela Fukutake Shoten em 1986, o StudyBox (caixa de estudos), é um adaptador semelhante ao Famicom Disk System para o Famicom (versão japonesa do NES, Nintendinho) que lê fitas cassete.

Panfleto colorido infomando como funcionava o acessório StudyBox no Famicom
Panfleto informativo sobre como usar o StudyBox no Famicom

O StudyBox é alimentado com uma fonte de energia externa, nele não tem botões para tocar, parar, voltar e avançar no seu sistema, assim como eram nos toca-fitas. Em vez disso, o aluno usaria o controle do Famicom e as dicas na tela para reproduzir as fitas, a parte superior do StudyBox tem um compartimento onde se insere essas fitas.

Uma caixa de isopor contendo o StudyBox acompanhado de sua caixa de alimentação. Do seu lado esquerto tem as fitas cassetes em vermelho com as aulas de inglês.
Caixa de isopor do StudyBox com sua fonte de alimentação – Imagem: Aucfan

Suas fitas cassete são em formato estéreo e armazenam áudio e dados, o lado esquerdo a faixa de áudio, e o lado direito guardam os dados.

Enquanto o Famicom estava carregando os dados da fita, a faixa de áudio geralmente continha falas ou músicas de fundo. (Chupa telas de carregamento do PlayStation!)

Aparentemente há mais de uma versão do Studybox, a primeira versão batizada de StudyBox 1000, a segunda só com o nome padrão mesmo e a SBX-01 que supostamente é a terceira versão.

Para que servia o StudyBox para o Famicom?

Provavelmente ele era usado apenas em escolas, o objetivo do StudyBox era tornar o Famicom mais educativo, dando a capacidade de aprender sobre qualquer informação contida nas fitas.

Não se sabe ao certo o número de fitas disponíveis, alguns dizem que foi por volta de cinquenta, a maioria com o intuito educacional voltado para crianças, as aulas eram de inglês (17 fitas), ciência (12 fitas) e matemática (também 12 fitas).

Usar fitas de áudio para jogos não era novidade na época – computadores domésticos como o ZX Spectrum e o Commodore 64 utilizaram esse recuso no início dos anos 80, mas o conceito de usar essa funcionalidade em um console para criar uma plataforma educacional foi único.

Algumas das mais diversas fitas cassete do StudyBox – Imagem: Tiny Cartridge

Alguns vídeos e registros na internet mostram que as lições continham pouca interatividade no que era exibido na tela. Algumas fitas mais raras foram produzidas, e tudo leva a crer que poderiam ser jogos reais para rodar no StudyBox.

É possível emular o StudyBox!

Pelo menos nos últimos 30 anos, até onde se sabia, os dados das fitas nunca foram decodificados, e com isso a emulação adequada do hardware do StudyBox não era possível. Emuladores do Famicom como o FCEUX e Mesen carregavam a rom do StudyBox, mas não era possível fazer nada útil com eles.

Tela de título do StudyBox no Famicom

O usuário chamado SourMesen no Reddit, um dos responsáveis pelo emulador Mesen, teve a ajuda de um fã japonês, que foi comprando algumas fitas e decodificando-as. Com isso, criaram um novo formato de arquivo chamado “.studybox”, conseguindo a façanha de funcionar o áudio e a imagem do jogo com sincronia perfeita.

Segundo SourMesen, foi muito trabalhado de pesquisa e engenharia reversa feito pelos programadores Zorchenhimer e Abridgewater que se interessaram pelo StudyBox no início de 2019 após uma conversa sobre o periférico no Discord. Sem eles nada disso teria acontecido, SourMesen deixa claro que ele é horrível com programação e não conseguiria escrever mais de 6.500 linhas de códigos para rodar o StudyBox!

Vídeos do StudyBox

Aqui estão alguns vídeos curiosos demonstrando os jogos e como é o StudyBox para o Famicom. Estes são vídeos gravados pelo SourMesen usando o emulador Mesen. O primeiro é um jogo educacional (Enjoy English #6) como a maioria das fitas, enquanto o segundo parece ser realmente um jogo adequado de plataforma e um jogo estilo aventura e RPG.

StudyBox – Enjoy English #6
StudyBox – Newtonland Small 3 

O StudyBox poderia ser visto como o precursor da tecnologia de CD-ROM, assim como foi com o Sega CD, mas com o principal benefício de usar fitas cassete de áudio para a fala real e a música – um truque que os CDs trouxeram para outros consoles do mesmo período.

Por ter sido lançado somente no Japão, é uma peça bastante rara. Dificilmente você encontrará em sites de leilão como o ebay. Fica aí o desafio para você, colecionador retro gamer!

Você conhecia este hardware diferenciado para o Famicom? Deixe nos comentários a sua impressão sobre o StudyBox e quais outros acessórios diferentes do mundo dos games que você conhece. 😉

Fonte: Famicom World e Tiny Cartridge

Vamos jogar juntos no Nintendo Switch Online?

Me adicione como amigo no Switch com o Friend Code SW-0478-1222-9809

Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!

Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!

Confira os benefícios!

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *