O que é DLSS (Deep Learning Super Sampling)?
O DLSS (Deep Learning Super Sampling) é uma inteligência artificial desenvolvida pela NVIDIA exclusivamente para as placas GeForce RTX.
Resumidamente, aplica um filtro na imagem, fazendo com que o jogo possa ser renderizado em resoluções mais baixas, e com isso, entregando maior desempenho em FPS (Quadros por segundo) e apresentar a imagem como se fosse à resolução nativa entregue pelos desenvolvedores.
A AMD também possuí uma ferramenta com o mesmo propósito, chamada FSR (FidelityFX Super Resolution).
O problema disso? Você não pode aplicar no jogo que quiser, vai das desenvolvedoras aplicar esse recurso nos jogos.
O que é NIS (NVIDIA Image Scaling)?
O Image Scaling da NVIDIA traz uma solução em código aberto (open source) para competir com o FSR Da AMD. O NVIDIA Image Scaling não é algo tão complexo quando o DLSS, mas segundo a empresa, entregará resultados mais satisfatórios do que a da rival.
Além do mais, assim como o FSR da AMD, você não precisar ter uma das melhores placas gráficas, e é compatível praticamente com qualquer jogo. A ferramenta apresenta essa solução que pode ser configurada no Painel de Controle da NVIDIA ou pelo GeForce Experience. A última atualização já vem com a ferramenta.
O NVIDIA Image Scaling também precisa ser implementado pela desenvolvedora, o mesmo acontece com o DLSS e o AMD FSR.
A NVIDIA está disponibilizando o algoritmo do NIS no GitHub para que os desenvolvedores possam implementar em seus jogos. Esses recursos são todos bem-vindos, já que a promessa é fazer com que algumas placas de vídeos mais antigas consigam ganhar um desempenho. Será?
O intuito deste comparativo é avaliar se a nova ferramenta da Nvidia de Dimensionamento de Imagem, ajuda no desempenho dos jogos. Se você é leigo, não gosta de grandes detalhes técnicos, este comparativo é para você.
Mas, se você quer ver gráficos de desempenho, vídeos detalhados com temperatura da placa e coisas do tipo, bastar dar um Google ou pesquisar no YouTube que você achará muitos outros comparativos.
Todos os jogos foram executados na configuração de desempenho máximo. Já o NIS estava configurado para a resolução 1280 × 720 conforme a imagem a seguir:
Para a realização do comparativo, foi utilizado um computador com as seguintes configurações:
- OS: Windows 11
- CPU: AMD Ryzen 5 3600
- RAM: 32 GB DDR4 3200 Mhz
- GPU: Nvidia GeForce RTX2060 Super
Comparativos entre DLSS e NVIDIA Image Scaling
Resident Evil Village
No comparativo foi utilizado a configuração em desempenho Máximo e não ativamos Ray Tracing (traçados raios). Não houve diferença na imagem e nem no FPS.
Clique nas imagens para ampliar e comparar!
Resident Evil Village não tem implementação de DLSS, então não foi possível fazer o comparativo dele com o NIS.
Cyberpunk 2077
Os testes em Cyberpunk 2077 foram feitos em duas áreas onde pode-se considerar mais pesadas para o jogo.
O primeiro teste feito não foi utilizado Ray Tracing
Na comparação, percebe-se que o NIS conseguiu oferecer uma performance inferior que o jogo rodando em modo nativo, sendo que a ideia era diminuir a resolução do jogo para que houvesse ganhos de desempenho.
Agora, quando ativado o DLSS, é perceptível a diferença em performance e a qualidade de imagem. Houve um escalonamento de imagem perdendo detalhes no jogo para que houvesse um ganho real em quadros por segundo (FPS).
No Segundo teste foi usado o Ray Tracing Ultra. E mais uma vez foi mantida a taxa de quadros quando foi utilizado o NIS sem nenhum ganho real em desempenho, e mesmo retirando o Ray Tracing, não houve melhoras utilizando o NIS. Ele se repetiu quando o DLSS estava ativado. Houve perda de detalhes no jogo.
Forza Horizon 5
O Forza Horizon tem um sistema de desempenho diferente dos outros jogos, ele utiliza um escalonamento de imagem próprio que visa aumentar a performance do jogo, vamos ver as mudanças em cada modo:
Novamente o NIS fez a performance diminuir a um leve custo da resolução, já o escalonamento implementado pelo próprio jogo teve uma melhora de desempenho (não chegando a 10%), com um custo de resolução alto, não tendo uma melhora significativa.
A melhor opção seria diminuir a qualidade do jogo para o ultra ou até mesmo para o alto, já que nesses modos a qualidade do jogo não muda perceptivelmente e pode segurar uma ótima performance para a jogatina.
Conclusão
Pelos nossos testes a melhora não chega nem a 10%, sendo assim, não valeu a pena aplicar tanto o uso do NIS quanto do DLSS.
Em alguns testes que assistimos no YouTube para verificar se houve problema de configuração no nosso computador. O ganho de FPS e desempenho você perceberá com o uso de monitores acima da resolução 1440p ou 4K.
O NIS e o DLSS não forçam o processador e a placa vídeo para valer a pena utilizar esses recursos em resoluções 1080p ou menores.
Se você tem um computador mais fraco e uma placa de vídeo mais antiga, você não consegue tirar um bom proveito dessa tecnologia. O que é uma pena!
Se você tem jogos que vem com a opção DLSS, vale a pena usá-la para evitar alguns engasgos, mas não espere nada muito especial.
Ficamos desapontados em nossos testes. Esperamos que novas atualizações desses recursos apresentem desempenhos melhores e abrace o pessoal que possuem computador com resoluções menores que 1080p.
Para saber mais sobre o NVIDIA DLSS, Dimensionamento de Imagem e saber mais informações sobre a compatibilidade, visite o site da NVIDIA.
Acompanhe-nos na STEAM!
Se você curte jogar no PC, não deixe de nos acompanhar com todas as novidades e recomendações de jogos no nosso grupo e curadoria na STEAM. Participe!
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Sobre o autor:
CapiLovers
Um casal (Erickitto e Gui), gaymer e pobre que se vira pra jogar da maneira que dá e quando dá. Gostamos de fofocar sobre games e animes!
Acompanhe CapiLovers nas redes sociais: