compartilhei networks games snk vs capcom commodore 64 128 jpg webp
Continua após a publicidade

Conhecido no seu canal do YouTube com o codnome RetroGL, ele é um programador que criou a engine RetroFighter, com ela você tem a possibilidade de criar jogos do estilo de luta para o Commodore 64 ou 128 (C64/C128).

E nada melhor do que mostrar todo o poder dessa engine com a mais aclamada série de jogos de luta, o Street Fighter da CAPCOM!

RetroGL contou com a colaboração de Jonathan Eggelton, que ficou responsável pelos gráficos, Aldo Chiummo recriou as músicas enquanto Danilo Serrago, Vincenzo Morana e Salvo Cristaldi ficaram com os testes do jogo.

Super Street Fighter 2 – Turbo

Super Street Fighter II Turbo elevou e melhorou o clássico dos jogos de luta a um novo nível, introduzindo uma barra de Super Combo e o lendário personagem secreto Akuma, redefinindo o equilíbrio entre técnica, velocidade e estratégia no gênero.

Esta versão para o Commodore 64/128 é baseada na versão do GameBoy Advance entitulada de“Revival”, mas obviamente, a versão do RetroGL contém algumas diferenças. Ainda em desenvolvimento, o jogo possivelmente poderá ser executado em um cartucho do tipo EasyFlash ou KungFu Flash de 1Mbyte.

Esta demonstração inclui:

  • Aparência melhorada para todos os lutadores (ainda vão aprimorar algumas coisas)
  • Finais para cada lutador
  • Quase todas as dinâmicas de luta implementadas (por exemplo, fugas de arremesso)
  • A próxima demo terá 2 rodadas de bônus e novas músicas e cenário durante o jogo.

SNK vs CAPCOM

SNK vs CAPCOM é um jogo que não inclui apenas uma série de videogames crossover da Capcom ou SNK, com personagens que aparecem em jogos criados por qualquer uma das empresas. Mas ataques básicos, arremessos, movimentos especiais e combos, dois níveis de supermovimentos, contra-ataques e disjuntores, várias arenas de luta como um aceno puro para os clássicos, rodadas de bônus, músicas para todos os estágios, seleção de estágios no modo versus e histórias completas de personagens com intervalo e até animações finais (Sim, é tão impressionante!).

Nesta versão você pode acompanhar uma atualização para a versão do Commodore 64 e uma versão específica do mesmo jogo para o Commodore 128, que implementa um efeito de rolagem no fundo do estágio. A versão para o C128 pode ser gravado em um cartucho EasyFlash ou KungFu Flash padrão de 1Mb. Para o KungFu Flash, ele requer o recurso WarpSpeed no firmware do cartucho para que o jogo funcione corretamente. Assim como todas as versões anteriores, a versão para C128 também pode receber outras atualizações, portanto, fique atento.

As alterações feitas até então foram:

  • Novas músicas
  • Cores de efeitos aprimorados em alguns movimentos

SNK vs CAPCOM – Stronger Edition

Essa versão conta com 16 lutadores a mais do que a versão anterior, totalizando 32 lutadores! O trabalho ainda está em andamento, já que é preciso completar os cenários e músicas para atribuir aos novos lutadores, a Inteligência Artificial, final, animações e tudo mais estão quase completos!

continua depois do anúncio

O carinho por quem é fã

Além do deslumbre e encanto ao assistir os vídeos demonstrativos desses jogos, estão disponíveis também o manual de instruções com a lista de golpes diponíveis e artes conceituais desses jogos, vale a pena dar uma conferida!

Confira os manuais de instruções:

Quebrando as limitações do tempo

Apesar de parecer um processo simples, ele precisou usar um novo tipo de cartucho (Magic Desk 2, MD2) para quebrar as barreiras de limite de dados da época do Commodore, esse cartucho novo utiliza até 2Mbytes de dados para usar nos jogos.

Atualmente esses jogos estão em desenvolvimento e apresentam algumas demos disponíveis para testá-los, para curtir no console original, será necessário então o cartucho Magic Desk 2 para conseguir rodar. É possível rodar essas demos pelo emulador VICE.

Você pode se interessar: Guia fácil e definitivo de como configurar o emulador RetroArch

O que é um cartucho Magic Desk 2 para o Commodore?

compartilhei networks games commodore 64 128 magic desk 2 cartucho cartridge

Ele é um projeto de hardware aberto para construir um cartucho para o Commodore 64, 3 em 1, baseado no Magic Desk 1MB e no cartucho universão C64 de Marko Šolajić.

Devido ao baixo custo e disponibilidade de EPROMs 27c160 hoje em dia, construir um cartucho com 2MByte de ROM é fácil de fazer. Além disso, as EPROMs 27c160 podem ser endereçadas a 8 bits e, dada a quantidade de pinos, ser THT é uma vantagem.

Como era o Commodore 64?

compartilhei networks games commodore 64 console

O Commodore 64 (C64) foi um dos computadores domésticos mais populares dos anos 80, lançado em 1982 pela Commodore International. Ele ganhou fama global devido ao seu preço acessível, gráficos e som superiores para a época, e uma grande biblioteca de jogos. Com mais de 17 milhões de unidades vendidas, é frequentemente citado como o computador mais vendido de todos os tempos.

Qual a diferença entre o Commodore 64 e o 128?

compartilhei networks games commodore 128 console

O Commodore 128 (C128), lançado em 1985, foi um sucessor mais poderoso, com compatibilidade com o C64, além de oferecer modos de operação adicionais e mais memória. No entanto, o C128 não atingiu o mesmo nível de sucesso que o C64, em parte porque muitas pessoas e desenvolvedores continuaram preferindo o C64.

Para saber mais sobre o andamento do desenvolvimento, ou como baixar e jogar as demos disponíveis do Super Street Fighter 2 Turbo e SNK vs CAPCOM para Commodore 64/128, não deixe de acompanhar o canal do RetroLG no YouTube. Os links para o download e os arquivos necessários para testar as demos estão na descrição de cada vídeo.

Não é feitiçaria, é tecnologia e muita programação!

Uma das coisas que eu acho mais legal na evolução dos computadores e consequentemente da área da programação, é a possibilidade de você conseguir quebrar as limitações dos computadores ou consoles antigos e portar jogos da atualidade para esses consoles dos anos 80 e 90.

Alguns programadores entusiastas gostam de se desafiar para conseguir portar jogos atuais para essas plataformas que, até então, pareciam ser tão limitadas na época do seu lançamento.

Há o mais diversos projetos pela internet à fora que vão desde correção de erros de bugs em jogos para consoles como o Super Nintendo, como melhorias, traduções e criações de novas engines, possibilitando então, portar jogos e até jogos completamente novos! E esse é o caso que vemos apresentado com a RetroFighter Engine reimaginando os jogos Super Street Fighter II Turbo e SNK VS. CAPCOM.

continua depois do anúncio

O desenvolvimento retrogame atualmente

Tenho acompanhado diversos projetos bem curiosos que envolvem o cenário de desenvolvimento de jogos retrogames, como o a Scorpion Engine, onde você pode desenvolver jogos para os consoles Amiga, Mega Drive e NeoGeo. Inclusive, ótimos jogos para o Mega Drive tem surgido atualmente graças aos esforço de programadores como o Rheo, que está desenvolvendo o formidável REAL BOUT FATAL FURY ESPECIAL, e o Master Linkuei (P.H.G.F.), que desenvolveu o Hayato’s Journey (SEGA Mega Drive & Genesis), um sucessor espiritual do jogo Kenseiden, um classico do Master System da SEGA. Ambos são exemplos de desenvolvedores do cenário nacional que auxiliam na preservação e longevidade de uso desses consoles!

Vale muito a pena acompanhar o cenário de desenvolvimento retrogames nacional e internacional, novos jogos tem surgido e com qualidades excepcionais, é muito bom pensar que, atualmente, esses jogos estão rodando tão fluído e quebrando limitações inimagináveis daquela época. O mais gostoso é jogá-los apreciando a dedicação e paixão desses desenvolvedores e fica aquele gostinho de “e se eu tivesse uma máquina do tempo para mostrar esse jogo para o pessoal naquela época? Como seria se os computadores antigos conseguissem ter a capacidade de rodar essas engines e programar nelas?”.

Eu evito de querer entender a fundo sobre programação, pois tenho medo que essa magia se perca na minha mente, eu só desejo que cada vez mais jogos como estes estejam presentes para nos encantar nesse cenário, seja por puro estudo ou desafios pessoais dos programadores ou ficar somente em demos, vídeos ou imagens estáticas usando somente o poder da paleta de cores de cada console.

E você, conhece algum projeto retrogame que te chame atenção? Acompanha, desenvolve ou é alguém desse cenário? Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, quem sabe a gente apresenta o projeto aqui no site!

Fonte: Canal NRetroGL e Indie Retro News

Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!

Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!

Confira os benefícios!

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *