Mega Man V (Rockman World 5 no Japão) foi o último jogo da franquia clássica que chegou para o Game Boy em 1994 e com suporte para o acessório Super Game Boy, que fazia com que o jogo ganhasse uma paleta de cores bastante limitada. Ao contrário dos títulos anteriores, ele não utiliza os mesmos chefes apresentados no NES (Nintendinho / Famicom). É um jogo com enredo completamente diferente com novos chefes e poderes.
No ano de 2004, uma suposta coleção intitulada de Mega Man Mania / Mega Man Anniversary chegaria para o Game Boy Advance para comemorar os 15 anos da franquia. A compilação traria os 5 títulos exclusivos do Mega Man, refeitos e coloridos. A Capcom pausou e depois cancelou o projeto lançando assim uma coleção de jogos somente para os consoles.
Na época, fiquei bastante empolgado para poder jogá-los com cores, uma pena que isso ficou enterrado um bom tempo. Mas, graças ao avanço das programações, o cenário de romhacks hoje conseguem atualizar jogos antigos, apresentar melhorias e claro, com isso fazer com que jogos do Game Boy tijolão ganhassem cores e compatibilidade com o Color, coisas que as limitações da época (ou preguiça dos desenvolvedores) não permitiam.
🕹️ Você também pode gostar: Como usar o Game Boy Camera no seu celular e postar as fotos no Instagram
Em 2022, o desenvolvedor de jogos e programador Marc Robledo e o artista KensuWilliam resolveu trazer cores e melhorias para o Mega Man V, chamada de Mega Man World 5 DX. No seu perfil do Twitter, Marc postava prints, perguntava sobre quais gráficos deveriam ter alterações e mostrava o progresso. Além melhorias no menu de pausa e até enxugar alguns sprites para melhorar a VRAM do jogo no portátil foram feitas.
Foi então que no Natal do mesmo ano, Marc resolveu presentear os fãs do robozinho azul com a versão 1.0 do então Mega Man World 5 DX, disponível no Rom Hacking.Net.
Apesar de já perder as contas de quantas vezes eu finalizei este jogo, jogá-lo agora em cores trouxe uma experiência mágica como se tivesse jogado a primeira vez. A trilha sonora é a melhor da série e apresenta todo o poder do chiptune que o Game Boy carrega.
Cada chefe do jogo foi inspirado em um planeta do sistema solar, eles tiveram o cuidado para que cada fase carregassem as cores referentes ao chefe que comanda aquele planeta. Pluto, inspirado em Plutão, tem as cores roxas predominantes em sua fase. Uranus, chefe em Urano, traz cores avermelhadas. E assim por diante.
Outra melhoria muito bem-vinda foi a o aumento da velocidade do jogo, pois o original apresenta uma lentidão em algumas partes quando tinham muitos elementos na tela. Isso causava um desânimo para alguns jogadores desistindo de conhecer este jogão.
Os poderes que você ganha assim que derrota um chefe agora possui ícones, que ajuda muito na identificação e assim não precisa ficar testando para saber se é o projétil certo que você quer usar.
Mega Man World 5 DX é um abraço apertado e um presentão de Natal feito por fãs da saga, trazendo assim a melhor versão Deluxe de um jogo do Game Boy que eu experimentei até então. Não desmerecendo outros hacks incríveis como o magnífico trabalho feito em Super Mario Land 2 DX, que também recebeu melhorias gráficas, na jogabilidade e na física do jogo, além de apresentar Luigi com uma jogabilidade única, algo até então, que não tinha no jogo original.
Confira o trailer
Você pode conhecer outros trabalhos, além de jogos com melhorias gráficas e versões DX do Marc no seu site oficial, e acompanhar o andamento dos seus projetos no seu perfil do Twitter.
E você, já jogou essa versão? Deixe nos comentários quais jogos do Mega Man você mais gosta!
Análise – Mega Man World 5 DX
Mega Perfeição!
Mega Man World 5 DX é um abraço apertado e um presentão para fãs da saga, trazendo assim a melhor versão Deluxe de um jogo do Game Boy, até então. Não desmerecendo outros hacks incríveis.
CapiLovers
Análise realizada no emulador Pizza Boy para Android
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Ótima matéria em! Nem sabia da coletânea para GBA, eu tive a pouco tempo atrás a do GameCube não sei se era essa a base que seria a do GBA que vc mencionou no texto, mas era bacana controlar o Mega Man correndo nos menus para selecionar o jogo kkk. Prevejo alguns cartuchinhos sendo desenvolvidos em mídia física que nem o do Mario Land :D. Parabéns Erick!!
A coletânea que saiu para o GameCube era muito legal. Eu também achava o máximo correr pelos menus para selecionar os jogos. Era muito bom! E que venham os cartuchinhos mídia física tanto do Mega Man 5 XD quanto do Mario! Obrigado pelo apoio sempre! 🙂