Continua após a publicidade

Com apenas um jogo por portátil, o Game & Watch era lançado em 1980, nessa época, os jogos na tela eram exibidos por figuras e silhuetas que apareciam e desapareciam rapidamente, criando uma animação bem rudimentar. A Nintendo não foi a única empresa a fazer este tipo de jogos portáteis, mas foi a que fez o melhor.

É incrível ver como o design do Nintendo DS foi influenciado com a aparência dos antigos modelos que usavam duas telas. E como se não bastasse, os botões direcionais em formato de cruz (crosspad) nasceram no Game & Watch, foi uma revolução nos joguinhos portáteis.

Um mini game copiando o DS? Não, é oficial Nintendo! 🙂

O Pinball fazia muito bem o uso das duas telas. A versão lançada mais tarde no NES recebeu a influência da versão portátil, basta comparar a mesa de fliperama de ambos. Embora a bola “corresse” pela tela de um lugar para o outro com sinais e bips, a sensação era convincente e era melhor que qualquer outra coisa que existisse.

Pinball marcou presença primeiro no Game & Watch

Eu me lembro de ter um modelo do Game & Watch com o jogo Donkey Kong Jr. que foi distribuído no Brasil pela Candide e adquiri na loja RiHappy Brinquedos, o ano eu não me recordo. Diferente do Game & Watch original, ele carregava o nome Nintendo Mini Classics, era muito pequeno e compacto, em formato de chaveiro e seu design lembra bem o Game Boy Pocket. Os jogos eram os mesmos dos primeiros portáteis. A experiência aparenta ser a mesma do Game & Watch original, apesar do tamanho minúsculo.

Confira também: Realidade Virtual: Uma retrospectiva no Virtual Boy


Eles eram tão fofinhos!

Donkey Kong Jr., na verdade criavam pequenos níveis de plataformas móveis de blocos LCD que Donkey Kong podia pular. Algumas partes da tela tinham trepadeiras para escalar, na verdade, era a imagem de fundo do portátil que eram coloridas em um fundo prateado para dar um contraste legal com o preto dos desenhos no LCD.

Todos os jogos vinham com modo “A” e “B”, onde o modo “B” tinha a dificuldade aumentada, e isso era um argumento para um desafio a mais. Alguns jogos conseguem salvar a pontuação máxima graças ao uso das baterias de relógio, mas não dava para pausar a partida ou salvar seu progresso para continuar depois.

A Nintendo sempre deixou o Game & Watch na trajetória dos seus portáteis, várias coleções no Game Boy e no Game Boy Advance, e também tinham duas edições de colecionadores que foram lançadas para o Nintendo DS exclusivamente para os membros do Club Nintendo para quem alcançasse o nível anual de Platinum Members. No jogo Super Smash Bros Brawl, um dos personagens mais difíceis de se desbloquear é o “Mr. Game & Watch”, um cara com um bastão que se movimenta com dificuldade pela arena que é uma representação dos antigos jogos em LCD. No iPhone, alguns jogos que copiavam o Game & Watch foram lançados, mas prontamente removidos da App Store.

A Nintendo lançou sabiamente alguns desses jogos no DSiWare Shop (a plataforma de compras de jogos do Nintendo DSi) por 200 pontos, ou pelo valor de 2 dólares cada. Um preço relativamente justo para jogos que tem uma qualidade bonita e um fator replay, dependendo da sua paciência, é claro!

Edições especiais do Game & Watch para membros do Club Nintendo.

Todos estes jogos vieram em uma época em que os jogos de arcade não podiam serem “finalizados” – eles só ficavam mais rápidos a medida em que você jogava. Quase todos os jogos da série Game & Watch apresentam uma estrutura de tarefas de sobrevivência mais curtas ou mais longas, até que você chegasse á um ponto onde será necessário usar e perder as suas três vidas. Conseguir uma pontuação alta é o principal objetivo, a sensação acelerada do minigame desses títulos vieram a serem utilizadas pela Nintendo mais tarde na série WarioWare, Inc.: Mega Microgames! em 2003 para o Game Boy Advance.

As animações ”duras e paradas” são fielmente recriadas. Você pode até mesmo perceber as sombras das animações da tela LCD, da mesma forma que eram exibidas nos antigos Game & Watch.

Reprodução das animações na tela LCD do Game & Watch

Em 1984, a Nintendo lançou uma versão do Game & Watch que ganhava o modo multiplayer graças aos dois controles que vinham no portátil. E lógico, Donkey Kong ganhou sua terceira versão.

Jogar de dois? Pode sim!

Aqueles que não nasceram nos anos 70 podem achar esses jogos um tanto chatos e desajeitados, mas são um verdadeiro museu do passado dos portáteis da Nintendo. E isso é importante para manter a história dos portáteis Nintendo. Apesar de eu ter nascido nos anos 90, esses jogos tem sempre me ajudado em filas de espera ou nos pontos de ônibus.

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar das indicações