Desenvolvido por oiCabie e distribuído pela QUByte Interactive, o jogo “Bem Feito” foi lançado em novembro de 2023 para as plataformas PC Steam, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One e Nintendo Switch. um jogo Indie Brasileiro que traz muita nostalgia com uma certa dose de arrepios. Continue a leitura que você vai entender!
Você está jogando um jogo… dentro de um jogo!
No inicio, você começa a ficar com diversas dúvidas se realmente instalou um jogo no seu computador. Pois ao abrí-lo, você dá as caras com um sistema operacional chamado Garotron OS. Com um ar bem tecnológico e avançado dos anos 2000, você tem acesso a algumas pastas e arquivos em seu Desktop, que no jogo chama-se Área de Lazer. Todo o som de ambientação desse sistema operacional faz com que você sinta-se aconchegado e pronto para usá-lo.
Bastam alguns cliques e você descobre que o sistema operacional é criado por uma empresa chamada Megasoft. Mas, tem algo muito estranho com esse sistema operacional e cabe ao jogador estalkear o computador para saber o que está acontecendo…
Mistérios envolvendo um console portátil brasileiro lançado nos anos 90, o JOGAROTO
Em meios aos documentos neste computador, você descobre que recentemente foi desenvolvido um emulador para Garotron OS para que você consiga jogar o único jogo disponível para esse portátil, trata-se de uma ROM do jogo “Bem Feito”. Com isso, você poderá viver toda a emoção ao controlar Reginaldo, um garotinho sorridente e de bem com a vida!… Ou talvez, não…
Viva tranquilamente em um planetinha com sua linda fazendinha e cercado de amiguinhos
Em “Bem Feito”, você controla Reginaldo, um garotinho aparentemente feliz e que mora em uma casinha no planetinha B-613. Ele se sente um pouco deprimido pela rotina repetitiva que ele segue toda semana. Reginaldo gosta de seguir a risca a lista de tarefas que ele tem anotada em um papel na sua geladeira e também gosta de escrever cartas para ele mesmo de vez em quando.
Cabe a você ajudar Reginaldo a seguir as tarefas e depois de um longo dia de trabalho, e colocá-lo para dormir com a consciência tranquila de que você fez tudo o que estava ao seu alcance.
Durante sua semana, Reginaldo recebe visitas aleatórias de seres que querem construir laços de amizade a ajudá-lo a receber muito amor e auxilio nas tarefas na sua fazendinha. Você pode pescar, fazer comidinhas deliciosas, jogar video-games, reformar sua casa, cortar a grama e cuidar da sua horta.
Viva cada dia da semana como se fosse único! Mas lembre-se: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Será que tudo vai ficar bem?
Enquanto eu jogava “Bem Feito”, percebi que algumas ações que eu fazia com Reginaldo durante a semana dele na fazendinha causavam certos bugs (propositais, não são bugs no jogo) no sistema Garotron OS. A boa é que a empresa responsável pelo Garotron deixou manuais de instruções e tem até internet discada gratuíta da MEGANET para você navegar e buscar ajuda. E acredite, você vai precisar!
É aí então que cai a ficha e você entende o computador que tem algo muito bizarro acontecendo, e que você está vivenciando um Creepypasta! Você começa a receber mensagens e indicativos do que está acontecendo por trás desse jogo desaparecido…
Um creepypasta com experiência bem imersiva
Todas as decisões tomadas durante a sua jogada em “Bem Feito” faz com que você influencie nos bugs do sistema. Muitos arquivos e documentos encontrados nesse computador estão com senhas fortíssimas, você precisa tomar algumas decisões drásticas para conseguir essas senhas e desvendar o mistério que envolve o único jogo lançado para o portatil JOGAROTO. Alguns emails na caixa de correio podem te ajudar a entender o que está rolando.
Eu fiquei um pouco louco da cabeça enquanto jogava porque enquanto você fica focado em entender a vidinha pacata e auxiliar Reginaldo a conseguir amiguinhos, sua cabeça fica fazendo perguntas como “por que Reginaldo sorri tanto, leva uma vida tranquila, mas não está feliz?”, “por que foi o ÚNICO jogo lançado para o JOGAROTO?”, “por que não se fala do JOGAROTO nos dias atuais?”, “por que isso Reginaldo?”, “por que ta acontecendo isso?”.
É um jogo literalmente bem feito que faz com que você fique horas com o chuveiro ligado olhando fixo para o azulejo se perguntando o por que de tudo que está acontecendo no jogo.
Foram 3 dias em que fiquei vidrado e criando mais de mil teorias na minha cabeça! Não é um jogo em que você termina apenas uma vez e ta tudo bem, o fator replay é forte nesse jogo, você quer entender e montar as peças dos teorias da conspiração de Reginaldo que ficam na sua cabeça.
É um digno creepypasta que da orgulho por ser brasileiro que não precisou de apoio de histórias como o E.T. Bilu ou a grávida de Taubaté para ser aterrorizante. Certamente você vai trombar com muitos Reginaldos nos mercados, shoppings e praças ao ar livre, e você vai querer vazar dali!
É um jogo que você certamente vai colocar o seu melhor amigo na frente do vídeo game e pedir para jogá-lo e dizer o que ele acha.
O que é um creepypasta?
Creepypasta é um termo utilizado para descrever histórias de terror, lendas urbanas e relatos assustadores compartilhados online. Essas narrativas são frequentemente criadas pelos próprios usuários da internet e se espalham rapidamente, tornando-se parte do folclore digital.
O termo “creepypasta” deriva da combinação de “creepy” (assustador) e “copypasta” (uma gíria online para blocos de texto copiados e colados).
Essas histórias geralmente exploram o sobrenatural, o horror psicológico e elementos assustadores, com o objetivo de provocar medo ou inquietação nos leitores. Além de textos, creepypastas podem incluir imagens, vídeos e áudio, contribuindo para a disseminação de experiências assustadoras na cultura online.
Controles, músicas, personagens cenários e tudo mais
Os sons do sistema operacional do Garotron OS são incríveis e confortantes. Dentro do jogo “Bem Feito”, as musiquinhas e sons no melhor estilo 8 ou 16-bits são ótimos e não irritam. Tem muito jogo indie que eles exageram no volume do som ou ficam estourado. Aqui em “Bem Feito” eles soam como uma boa música de jogo de fazendinha como Stardew Valley ou Harvest Moon.
Jogabilidade minimalista e que entrega tudo
Nada de botões complicados, diálogos extensos, missões secundárias e coisas do tipo. Você controla Reginaldo com o botão direcional e um botão de ação para que você consiga interagir com os objetos e conversar.
Pensado para a acessibilidade
Ponto super posivito para o sistema operacional Garotron OS que foi trabalhado na acessibilidade, onde conta com um zoom de tela para quem tem dificuldade de leitura, os elementos como ícones na Área de Lazer são grandes e eu senti uma nostalgia muito forte, pois eles lembram muito os ícones de opções do PlayStation 2 dentro da BIOS que ficam flutuando e rodando suavemente enquanto selecionados. É tudo muito colorido na tela, mas nada que faça com que você canse suas vistas ou fique forçando para entender.
Já o emulador GAROTRON, apresenta um jogo de paletas monocromáticas no melhor estilo das telas portáteis do Game Boy nos anos 80. Os pixels na tela são grandes e a empresa Megasoft conseguiu apresentar belos gráficos em 3D para um portátil nos anos 90. É aquilo, uma pena ninguém mais falar desse portatil ou dessa empresa. Por que será, né? Rsrsrsrs
Os personagens e elementos na tela são grandes, as caixas de diálogo são destacadas e com fontes bem grandes!
Personagens fofinhos e cativantes
Os personagens que visitam Reginaldo em sua fazendinha são fofinhos e divertidos. Cada um tem seu jeito de conversar e interagir, alguns deles irão aparecer para te ajudar nas tarefas da fazendinha enquanto outros estão ali só de passagem e resolveram te dar um oi.
“Bem Feito” é um jogo perfeito!
Com certeza, “Bem Feito” é um jogo onde vale a pena jogá-lo por diversas vezes. No futuro você apresentará para alguém ou contar sobre Reginaldo em uma noite onde todos estão contando histórias de terror enquanto comem um monte de porcariada. O melhor de tudo é que você pode colocar seus amiguinhos para viver essa experiência juntos.
“Bem Feito” entrou com certeza no topo do meu jogo Indie Brasileiro preferido, e também no meu ranking de jogos Indie favoritos. Ele tem um lugar no meu coração e está sentado ao lado de “Undetale” (tobyfox) e “Cave Story” (Nicalis, Inc., Studio Pixel).
Aguardo ansiosamente para que mais pessoas possam encontrar pistas e vestígios sobre a empresa Megasoft, o portátil JOGAROTO e que exponham tudo no X (falecido Twitter) com a hashtag #BemFeitoJoguinho.
Como atualmente ainda possuem muitos programadores de jogos para o Game Boy da Nintendo. Eu fico aqui pensando: Quem sabe surge também algum programador para o sistema Garotron OS e desenvolvam novos jogos para o GAROTRON nos dias atuais? Só esperamos que eles consigam viver até o final desse desenvolvimento!
Confira o trailer de “Bem Feito”
Onde eu posso encontrar o jogo “Bem Feito”?
“Bem Feito” foi está disponível para plataformas PC Steam, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One e Nintendo Switch. Você também pode visitar o site oficial do “Bem feito” para saber mais sobre o jogo.
Análise – Bem Feito
Bem Feito é Perfeito
O jogo é um dos metroidvanias recheado de surpresas com gráficos lindos e vibrantes, uma jogabilidade simplificada e uma exploração envolvente. Combates interessantes e uma história cativante, com um fator replay bem alto.
CapiLovers
Análise realizada na versão para PC (Steam)
Mostre seu apoio por jogos desenvolvido por brasileiros
Valorize o talento nacional! Apoie os jogos, desenvolvedores e projetos adaptados por brasileiros, mergulhe em experiências únicas e fortaleça nossa indústria de games. Compre, jogue e faça parte desse universo que brilha com a criatividade do Brasil!
Sobre a QUByte Interactive
A QUByte é a principal editora de jogos independentes para consoles na América Latina e possui um estúdio de desenvolvimento interno. O objetivo da QUByte é impulsionar a indústria local por meio de parcerias em portabilidade, publicação e desenvolvimento de jogos.
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Sobre o autor:
CapiLovers
Um casal (Erickitto e Gui), gaymer e pobre que se vira pra jogar da maneira que dá e quando dá. Gostamos de fofocar sobre games e animes!
Acompanhe CapiLovers nas redes sociais: