Continua após a publicidade

O Nintendo 64DD (Disk Drive) foi um acessório lançado pela Nintendo para o console Nintendo 64. Ele foi lançado apenas no Japão em dezembro de 1999 e foi projetado para expandir as capacidades do Nintendo 64, permitindo o uso de discos magnéticos (como os disquetes) para armazenar dados de jogos e outros conteúdos.

O Nintendo 64DD tinha várias funcionalidades, incluindo a capacidade de jogar jogos com gráficos melhorados e recursos adicionais, como armazenamento de dados de jogos, editor de mapas e até mesmo a capacidade de conectar-se à internet para jogar online.

Embora o Nintendo 64DD tenha recebido algum marketing e atenção da Nintendo, seu lançamento foi relativamente discreto em comparação com os principais consoles e jogos da empresa. Isso pode ter sido em parte devido ao fato de que o Nintendo 64DD acabou sendo uma parte menos importante do ecossistema de jogos da Nintendo do que inicialmente planejado, devido ao seu desempenho comercial limitado e à pequena biblioteca de jogos.

Nintendo 64DD com o seu conjunto completo em pleno funcionamento com o jogo Doshin the Giant | Imagem: Zadoc – Imgur

Biblioteca de jogos pequena, porém, interessante!

Embora o Nintendo 64DD tenha uma biblioteca de jogos relativamente pequena, apenas nove jogos foram lançados oficialmente, e muitos projetos planejados foram cancelados devido à falta de interesse e ao fraco desempenho comercial, alguns títulos interessantes foram lançados para o acessório. Aqui estão alguns dos jogos mais conhecidos:

Doshin the Giant (1 de dezembro de 1991)

Um jogo de simulação lançado para o Nintendo 64DD em 1999 no Japão. Os jogadores controlam Doshin, um gigante amarelo, e devem ajudar uma tribo a prosperar em uma ilha tropical. O jogo foi bem recebido pela crítica por sua jogabilidade única e atmosfera cativante.

F-Zero X Expansion Kit (21 de abril de 2000)

 Uma expansão para o jogo de corrida F-Zero X, lançada exclusivamente para o Nintendo 64DD. A expansão incluiu novas pistas, editor de pistas e uma opção para salvar replays. F-Zero X Expansion Kit não foi lançado fora do Japão.

Mario Artist Series (11 de dezembro de 1991)

Uma série de jogos de criação e arte que incluía títulos como “Paint Studio”, “Talent Studio”, “Communication Kit” e “Polygon Studio”. Esses jogos permitiam aos jogadores criar obras de arte, animações, modelos 3D e até mesmo interagir com outros jogadores online.

SimCity 64 (23 de fevereiro de 2000)

Uma versão do clássico simulador de cidade para o Nintendo 64DD. Este jogo permitia aos jogadores construir e gerenciar suas próprias cidades em um ambiente 3D. Embora tenha sido lançado apenas no Japão, recebeu elogios por sua fidelidade ao conceito original do SimCity.

Randnet Disk (conexão com internet)

Este não era exatamente um jogo, mas um disco de inicialização usado para acessar os recursos online do Nintendo 64DD através do serviço online Randnet. Permitia aos jogadores acessar recursos como jogos online, mensagens e conteúdo adicional para os jogos.

Além desses, houve alguns outros títulos lançados para o Nintendo 64DD, embora em números muito menores do que os jogos lançados para o Nintendo 64 padrão. O catálogo de jogos é considerado pequena, mas interessante devido à sua limitação e exclusividade no mercado japonês.

Confira também: Game & Watch – O primeiro portátil da Nintendo

Mother 3 e Fire Emblem 64 – Os mais aguardados, porém cancelados!

Dentre os projetos cancelados, pelo menos dois jogos significativos que foram cancelados para o Nintendo 64DD e que gerou grandes expectativas pelo público e que hoje são rondados de histórias

Mother 3

Este é possivelmente o jogo mais notável que foi planejado para o Nintendo 64DD, mas acabou sendo cancelado. O cancelamento do lançamento do “Mother 3” para o Nintendo 64DD foi uma grande decepção para os fãs da série, mas o jogo acabou sendo bem recebido em sua versão final para o Game Boy Advance.

A série “Mother”, conhecida como “EarthBound” no ocidente, ganhou uma base de fãs dedicada devido ao seu humor peculiar, narrativa cativante e jogabilidade única de RPG. “Mother 3” estava em desenvolvimento para o Nintendo 64DD e, inicialmente, tinha uma previsão de lançamento para o final dos anos 90.

No entanto, o desenvolvimento do jogo foi longo e tumultuado, e eventualmente foi transferido para o portátil Game Boy Advance, onde foi lançado em 2006 no Japão.

Fire Emblem 64

Houve planos para um jogo da série Fire Emblem para o Nintendo 64DD, conhecido como “Fire Emblem 64”. Este jogo estava em desenvolvimento e gerou grande expectativa, especialmente após o sucesso dos jogos anteriores da franquia.

No entanto, acabou sendo cancelado durante o desenvolvimento. As razões exatas para o cancelamento não são totalmente claras, mas é provável que tenha sido devido a uma combinação de fatores, incluindo desafios técnicos, mudanças na direção do projeto e talvez preocupações sobre o desempenho comercial do Nintendo 64DD.

Embora “Fire Emblem 64” tenha sido cancelado, a série Fire Emblem continuou a prosperar em outras plataformas, particularmente no Game Boy Advance e, mais tarde, em consoles como o Nintendo GameCube e o Nintendo Switch.

Confira também: Realidade Virtual: Uma retrospectiva no Virtual Boy

Somente para o mercado japonês

O Nintendo 64DD foi lançado em um momento em que o Nintendo 64 já estava lutando para competir com outros consoles, como o PlayStation da Sony.

O fraco desempenho no Japão, vários problemas técnicos, atrasos durante o desenvolvimento, além de que, não havia interesse suficiente para juistificar o lançamento do acessório para a Nintendo lançar ele em outros mercados fora do Japão.

Além de que, os altos custos de localização e marketing para os Estados Unidos e Euro também podem ter sido considerações importantes.

A Nintendo pode ter decidido concentrar seus recursos em outros projetos e consoles, como o GameCube, que foi lançado pouco depois do Nintendo 64DD e teve um desempenho melhor no mercado global.

Nintendo 64DD deixou uma marca na história dos videogames

Apesar de sua curta vida útil, sua exclusividade no mercado japonês e os jogos cancelados contribuíram para sua aura de mistério e fascinação entre os mais entusiastas e colecionadores de videogame. Na internet você encontra algumas unidades do Nintendo 64DD no eBay e sites de colecionadores por volta de R$8.200 e jogos na casa dos R$800,00. Você tem coragem?

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar das indicações