É com o Evangelho no Lar que a luz do amor e a espiritualidade brilha constantemente. Afinal de contas, o nosso lar é o mais sagrado dos templos, onde cada tijolo é representado pelos nossos aprendizados moral e colocado junto a presença divina. É aqui, entre nossas paredes familiares, que somos convidados a erguer nosso altar da fé, em que cada momento de alegria, tristeza e nas dificuldades, que conseguimos os tijolinhos para erguer essa edificação cada dia mais forte e resistente.
É com a praticando o Evangelho no Lar que conseguimos fazer com que esse alicerce não se abale e se transforme no cimento e na vedação necessária para que essa edificação fique em solo firme e com rigidez suficiente para enfrentar todos os tipos de situações familiares que apresentam. Higienizamos o lar pelos nossos pensamentos e bons sentimentos, tornando-nos mais aberto para assim receber mais influências dos bons mensageiros.
O Evangelho no Lar é mais que apenas uma tradição, é uma poderosa conexão com o divino onde conseguimos nos guiar em direção à luz interior e conhecer dentro de nós, a nossa essência e assim aplicar os ensinamentos de amor e moral cristã que nosso Mestre Jesus nos deixou para praticar todos os dias em cada detalhe do nosso cotidiano. Aprendemos novos ensinamentos para a nossa escalada evolutiva através da educação amorosa cristã.
A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.
Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB
Apesar de ser um costume praticado dentro do Espiritismo, outras religiões também o fazem com algumas diferenças. Algumas famílias se reúnem em frente a televisão para acompanhar a Santa Missa ou o Culto, é também um momento em que a espiritualidade superior visita o seu lar para abençoar a todos, acalmar os ânimos e encher o seu lar de Amor e Luz.
Com quem fazer o Evangelho no Lar?
Algumas pessoas fazem sozinhas, outras com familiares, com vizinhos ou até mesmo com seus pets, não importa com quem. Você nunca estará sozinho nesses momentos, o seu mentor, Anjo da Guarda ou seu guia estarão sempre presentes te enviando forças e te auxiliando nesse momento, por isso, não fique tímido ou envergonhado! Pense que o momento do Evangelho no Lar é aquela visitinha rápida de um amigo onde você oferece um copo de água ou um bolinho para dividir.
Por que devo fazer o Evangelho no Lar?
Você consegue compreender e exercer, a cada dia, ensinamentos morais e parábolas deixadas por Cristo, levando todo o aprendizado para as suas tarefas, compreendendo e exemplificando o Evangelho.
Além de harmonizar seus familiares e o seu lar, facilitando o auxílio dos mentores espirituais, que criam laços e sintonia com esses benfeitores.
Claro, aqui está a reformulação do texto:
Expandir seu entendimento literário e espiritual do Evangelho capacita você a compartilhá-lo com mais confiança com outros e também fortalece sua própria renovação espiritual. Além disso, auxilia no fornecimento do apoio necessário para lidar com desafios materiais e espirituais, tanto dentro quanto fora de casa, enquanto mantém ativas as práticas da oração e da vigilância.
Roteiro de como fazer o Evangelho no Lar
Escolha um dia e horário
O Evangelho no Lar trata-se de um encontro semanal, com dia e hora marcada, devendo ser repetido exatamente nos mesmo dia e hora da semana, verifique com seus familiares e combine a melhor disponibilidade de todos. Na impossibilidade, pode se fazer sozinho. Fique tranquilo, você nunca estará sozinho, seus mentores e amigos espirituais se fazem presente, inclusive o próprio Cristo.
Separe um copo com água para cada participante (opcional)
É através água que a espiritualidade deposita bons fluidos magnéticos que são necessários para o nosso equilíbrio físico e espiritual, por isso, caso deseje, separe um copo de água para cada membro participante do Evangelho no Lar. Você também pode deixar a disposição um jarro de água para ir tomando durante a semana, mas o recomendado é para que cada membro tenha o seu copo, mas não se preocupe caso você esqueça do copo com água, afinal de contas, a espiritualidade sabe da necessidade de cada um e ela não esquecerá de fluidificar a água que está nas torneiras, bebedouros e no seu lar!
Faça uma prece inicial
Você pode iniciar o Evangelho no Lar com uma oração simples e espontânea. Você pode agradecer a espiritualidade presente e seus familiares por aquele momento, faça a oração “Pai nosso” que Jesus ensinou de forma calma e pausadamente. Você pode sugerir para que os demais façam a o oração mentalmente, para que assim prestem atenção e mentalizem melhor cada frase dela. Orar o Pai Nosso em voz alta e todos juntos faz com que a oração saia da boca pra fora de forma automática e assim não se absorve cada ensinamento dele de maneira clara.
Faça uma leitura do Evangelho
Recomendamos utilizar o livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” em uma leitura de forma sequencial, que vai do capítulo 01 ao 28. Não precisa ler o capítulo inteiro, recomendamos uma breve leitura de cada capítulo ou frase, e caso fique dúvidas sobre o que foi lido, todo capítulo possuí no seu final um tópico chamado “instruções dos espíritos”., que sempre ficam as explicações e compreensão da espiritualidade referente aquele capítulo.
Na ausência do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, você pode ler passagens da bíblia a partir do “Novo Testamento” ou algum outro livro com passagens evangélicas.
Reflexão e comentários do texto lido
Vocês podem ler trechos ou frases que chamaram atenção no texto para refletir e realizar comentários. Deve ser de forma breve e simples, todos aqueles que quiserem refletir algo sobre o texto podem participar. Evite críticas ou comentários calorosos, aqui o ensinamento mais importante é o reflexo para nós mesmos e não para os outros!
Faça as vibrações coletivas
Vibrar é emitir bons pensamentos e doar o que tem de melhor em nossos corações em prol a alguém ou causa. É transmitir pensamentos de Paz, Amor, Tranquilidade, Saúde e Fraternidade através do seu pensamento!
Você pode pedir para que seus familiares respirem fundo e exalem o ar pela boca de forma calma e tranquila, e que eles imaginem que estão enviando energias de amor e carinho pela paz, fraternidade e equilíbrio de toda a humanidade, por exemplo.
Abaixo listamos algumas recomendações de vibrações que você pode pedir durante o Evangelho no Lar:
- Que vibrem pela expansão da amorosidade e práticas da lição moral de Jesus em todos os lares;
- Virar pelos templos, igrejas, terreiros e escolas que levam os ensinamentos evangélicos;
- Vibrar para todas as pessoas que estão passando por dificuldades e inquietações;
- Vibre por onde houver um leito de dor, sejam nos hospitais, asilos, casas de recuperação e detenção;
- Vibre pelos enfermeiros, médicos, profissionais da saúde, cientistas e pelas pessoas que cuidam de enfermos onde estiverem;
- Vibre pelas pessoas que passam pelas provações da fome e das misérias;
- Vibre pelos governantes de todo o planeta, para que governe em prol do povo e não do egoísmo;
- Vibre pelas pessoas que passam pela depressão ou que se sentem abandonadas até mesmo dentro dos seus próprios lares e por seus familiares;
- Vibre pela fauna e pela flora;
- Vibre por todas as famílias que passam por dificuldades com brigas e desafetos;
- Vibre pelas pessoas desempregadas ou que não possuem um lar, pessoas que estão nas ruas, nos abrigos;
Faça alguns minutos de silêncio
Faça uma breve pausa em silêncio para que todos os familiares possam fazer seus pedidos internamente em seus pensamentos para Jesus em seu coração, pedindo proteção e amparo para a preocupação de ordem sentimental, material, física ou espiritual que estão passando no momento.
Faça uma prece de encerramento
Na prece de encerramento, agradeça a Deus e a espiritualidade pelos ensinamentos evangélicos aprendidos. Agradeça a saúde, amparo e proteção do lar e para todos os familiares e animais de estimação que ali estão. A sua oração pode ser simples e breve, também pode se encerrar com o “Pai Nosso” e alguma oração que gostar.
Todos podem tomar o seu copo d’água e a recomendação aqui é para que todos voltem as suas tarefas rotineiras.
Com o tempo, você pode pedir para que outros membros familiares faça a prece de abertura ou encerramento, leitura do texto. As crianças adoram!
Se você ficar com dúvidas de como fazer o Evangelho no Lar, não deixe de conferir as principais dúvidas sobre o Evangelho no Lar, deixe também seus comentários!
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Sobre o autor:
WIFI Divino
Apresentamos diversas orações para que você, amigos, familiares e pessoas queridas possam se conectar a Deus em qualquer ocasião.
Acompanhe WIFI Divino nas redes sociais: