Continua após a publicidade

Se você é adepto à prática de fazer o Evangelho no Lar semanalmente, certamente colhe os frutos e benefícios que ele pode trazer ao seu lar e a todos aqueles que participam. Se você ainda não conhece os benefícios ao fazer o Evangelho no Lar, nós já abordamos aqui no site quais são eles.

Se você ainda não realiza o Evangelho no Lar, ou está vendo como fazer, também ensinamos a como fazê-lo aqui no site. Traga muito amor e luz para você e toda a sua família! Você só tem a ganhar.

Apesar de ser bem fácil, algumas dúvidas podem surgir pelo caminho. É por isso que criamos esse guia com as perguntas mais frequentes sobre a prática do Evangelho no Lar. Lembre-se: as dicas aqui não são regras ou obrigatórias, você pode modificá-las, segui-las ou não, conforme a sua necessidade, fique à vontade para preparar o seu Evangelho do Lar conforme for melhor para você e sua família. Confira abaixo:

Meus familiares não participam do Evangelho no Lar, posso fazer sozinho?

Sim! O fato de você fazer o Evangelho no Lar sozinho não significa que não terá eficácia, muito pelo contrário, ele terá o mesmo efeito que qualquer outro evangelho. E lembre-se: você nunca está sozinho, certamente o seu mentor ou guia espiritual estarão junto com você, os anjos e arcanjos também. Recorde-se sempre do ensino do nosso mestre Jesus: Onde um ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei presente!

Preciso fazer o Evangelho no Lar em voz alta?

Não é necessário fazer o Evangelho do Lar em alto e bom tom, algumas pessoas que praticam sozinhas dentro do seu quarto ou outro ambiente e acabam fazendo mentalmente, o mais importante aqui é a sua intenção.

Claro que, se você puder praticar em voz é melhor! Afinal de contas, nem todos os espíritos estão sintonizados conosco mentalmente no mesmo nível, então, quando você fala em voz alta, eles conseguem te escutar e assim absorver o aprendizado que está sendo colocado em prática naquele Evangelho.

Qual livro devo usar para fazer o Evangelho no Lar?

Não existe uma regra. É aconselhável abrir de forma espontânea o seguir de forma ordenada os capítulos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, nele cada capítulo contém a parte “instruções dos espíritos” que fica mais fácil de absorver as parábolas ou ensinamentos que parecem mais complexos.

Você também pode usar a bíblia de sua preferência no “Novo Testamento”, nele você encontra o Deus do Amor, parábolas e ensinamentos morais do Mestre Jesus sem julgamentos. Evite o uso do “Velho Testamento” no Evangelho do Lar, nele você encontra o Deus “bravo e julgador”, o que acaba criando alguns conflitos para o desenvolvimento no Evangelho. Use alguma parte do Velho Testamento somente caso você domine bem o assunto e consiga contornar as desavenças!

Você também pode usar outros livros e textos religiosos que contenham passagens sobre os ensinamentos da moral cristã. Lembre-se que o que vale no Evangelho do Lar é aplicar os ensinamentos que elevam nosso espírito.

Preciso de um altar ou local fixo para fazer o Evangelho no Lar?

Não é necessário um altar, santos, fotos ou vela para fazer o Evangelho no Lar. Pode ser na mesa da cozinha, no sofá da sala, na varanda de casa, no quintal… Enfim, onde você e seus familiares mais gostam de se reunir, o importante é você estar confortável e disponível para receber a espiritualidade amiga nesse momento de Amor e Luz.

Vou me mudar para uma nova casa, como fica meu Evangelho no Lar?

A mudança de um lar é cercada de correria, muitas caixas e bagunças! Não deixe de fazer o Evangelho no Lar nesses momentos. Lembre-se que momentos de mudanças a espiritualidade também te ampara, nada de adiar ou cancelar o Evangelho por causa da bagunça em casa. A espiritualidade se preocupa com sua bagunça espiritual e mental, não com a do mundo material.

Avise no Evangelho do Lar os familiares e a espiritualidade sobre a mudança, veja se é necessário mudar o dia da semana ou horário no novo endereço. E se você precisa se mudar ou encontrar um novo lar, não deixe de pedir ajuda para a espiritualidade nos evangelhos. Eles vão te ajudar para encontrar esse novo lar que será de muito Amor e Luz!

Vou viajar, não preciso fazer o Evangelho no Lar?

Em caso de viagens, realize a reunião do Evangelho no Lar de onde você estiver normalmente. Mas, caso não consiga realizá-lo, mentalize o seu lar com ele se enchendo de luz e muito amor, agradeça a espiritualidade pelo amparo e proteção, faça suas vibrações coletivas e encerre com uma breve oração ou um Pai Nosso.

Esqueci de fazer o Evangelho no Lar, e agora?

Principalmente no começo, acabamos nos esquecendo do compromisso que assumimos ao fazer o Evangelho no Lar, procure sempre deixar um despertador no celular ou um lembrete na porta da geladeira para não se esquecer.

Lembre-se que a espiritualidade está sempre ali atenta e esperando o seu sinal para iniciar o evangelho, se você está fora de casa, adormeceu ou simplesmente se esqueceu. Conecte-se mentalmente com a espiritualidade em prece, fazer uma breve oração para o seu lar e reforce o seu compromisso do Evangelho na semana seguinte.

Vou fazer o Evangelho no Lar, mas chegou gente em casa! O que faço?

Lembre-se que a disciplina faz parte para a nossa evolução moral e que, a espiritualidade não tem bola de cristal para saber que você tem visitas ou contratempos. Isso pode e vai acontecer de vez em quando, é natural!

A melhor opção é convidá-lo a participar do Evangelho no Lar naquele dia. Tem gente que avisa ou pega o convidado de surpresa. Lembre-se que talvez aquela pessoa esteja precisando escutar o conforto ou palavra amiga.

Caso tenha vergonha ou não consiga, você pode sugerir para a pessoa, remarcar a visita para o dia antes ou depois do seu evangelho.

Tenho um compromisso inadiável no dia do Evangelho no Lar, como proceder?

Acontece! Tente sempre manter os dias e horários fixos do Evangelho no Lar, mas se for um compromisso inadiável, tente avisar a espiritualidade na semana anterior ao compromisso e você pode marcar aquele evangelho excepcionalmente para um dia anterior ou após o compromisso.

Caso não consiga remarcar esse evangelho, no horário habitual das suas preces, conecte-se com seu mentor espiritual, visualize mentalmente sua casa repleta de luz e peça a espiritualidade para que limpe de todos os cômodos e cantos do seu lar dos miasmas e más influências e que fluidifique a água. Agradeça e reforce o seu compromisso para um novo Evangelho na semana seguinte.

Posso trocar o dia e o horário do meu Evangelho no Lar?

Claro! As vezes precisamos mudar o horário ou o dia da semana para se adaptar melhor a rotina familiar. A dica aqui é evitar dias de grande movimentação e agito como sexta-feira e finais de semana. Geralmente festas de aniversários e compromissos familiares acontecem nesses dias.

Sempre que for trocar o dia ou horário do seu Evangelho no Lar, lembre a espiritualidade da necessidade dessa troca na semana anterior. Assim eles se programam também para o compromisso com você e a sua família.

Vou ver espíritos ou se comunicar com eles no Evangelho no Lar?

Não. O Evangelho no Lar não é o momento para incorporações mediúnicas! Você não verá espíritos, e eles não estão autorizados a se comunicar com ninguém. Afinal de contas, esse é um tempo de aprendizado moral familiar e não uma reunião mediúnica. Para isso existem os centros espíritas, que são casas com ambientes preparados para receber essas comunicações e tipos de trabalho.

Uma pessoa incorporou ou passou mal no Evangelho no Lar. O que eu faço?

O Evangelho do Lar não é uma reunião para incorporação mediúnica e isso não deve acontecer. Caso alguém diga que está passando mal ou incorporando, relaxe, pegue um copo de água para a pessoa, instrua ela a respirar e se acalmar. A emoção e ansiedade por participar do Evangelho no Lar pode trazer à tona isso nas pessoas.

Então ouvir frases dos participantes como “estou sentindo alguém aqui”, “tem um recado para fulano”, “estou com calafrio pois…” são apenas inquietação e provavelmente a pessoa quer atenção, apenas ignore ou cordialmente peça a calma.

Lembre-se sempre de avisar antes dos evangelhos ou no convite, que não é uma sessão mediúnica e que ninguém vai passar mal ou incorporar, apenas relaxe e aproveite os ensinamentos de Jesus naquele momento.

Percebi pequenas desavenças no Evangelho no Lar, posso encerrar?

Algumas pessoas podem ter desavenças ou embates familiares que acabam complicando momentos com o pessoal reunidos. Lembre-se que, o Evangelho no Lar, é um momento de reflexão e luz.

Alguns assuntos abordados durante o evangelho podem acalorar o momento e trazer à tona pontos que podem fazer alguns se sentirem desconfortável. Se você acha que isso pode acontecer, tente conduzir o Evangelho de forma calma sem fazer alarde ou voz para desavenças ou assuntos delicados.

O Evangelho no lar não é um momento para debates políticos, esportivos e até mesmo religiosos. O que vale aqui é a boa intenção de se aprender algo com o evangelho aplicado dos ensinamentos de Jesus.

Quanto tempo deve durar o Evangelho no Lar?

Nas suas orações seja direto: Não fique querendo enfeitar durante a oração de abertura ou encerramento. Aqui o que vale é a intenção e o direcionamento da oração, você pode falar diretamente com Jesus e agradecer ele singelamente pelo momento.

Não abra brecha para discussões ou debates: Evite prolongar o evangelho querendo aplicar uma lição de moral ou abrir para debates.

Evite comentários desnecessários: Sempre alguém se sentirá tocado pelo assunto abordado e queira apresentar como resolver um problema ou como servir de inspiração de superação. Um comentário ou outro é sempre bem-vindo e edificante. Se você perceber que o comentário vai longe ou a pessoa está tentando ser o centro da atenção no evangelho, tente cortar o assunto para que não prolongue demais.

Peça educadamente para que dúvidas ou reflexões mais prolongadas poderão ser feitas após o encerramento do evangelho.

Minha família brigou feio, devo parar o Evangelho no Lar?

Desafetos familiares é mais comum do que pensamos, e é nesse momento que devemos sim fazer o Evangelho no Lar. Mesmo que você faça sozinho ou que a briga foi acalorada, convide-os para esse momento. E mesmo que você acabe por fazer sozinho, sente-se no seu local de costume do evangelho e faça-o.

A espiritualidade amiga não desampara, certamente alguém da família irá ouvir os ensinamentos da boa nova de Jesus Cristo e irá querer participar, mesmo que mentalmente. A palavra amiga e acolhedora tocará em seus corações.

A dica aqui é apelar para o estômago e a aroma terapia: Antes do Evangelho do Lar asse um bolo simples, o perfume que inunda uma casa de bolinho assando acalma os ânimos e cria uma ansiedade boa para comer. Façam o Evangelho do Lar e ao terminar, degustem o bolinho.

As crianças podem praticar junto o Evangelho no Lar?

Podem e devem! As crianças refletem muito em suas vidas o que os adultos fazem, certamente elas irão querer aderir a prática do Evangelho no Lar. Talvez os textos e as reflexões sejam um pouco complicados para o entendimento dos pequenos, a dica é usar livros com passagens evangélicas voltada para a linguagem das crianças e assim debater com elas de forma lúdica e divertida!

Lembre-se, as crianças se distraem facilmente e ficam inquietas rapidamente. Por isso, não prolongue muito o evangelho, e se possível, faça um evangelho do lar voltado somente com as crianças. Você verá como as lições evangélicas são aplicadas com disciplina pelos pequenos. Vale até usar fantoches!

E então, ficou alguma dúvida? Caso ainda não tenha encontrado respostas, sinta-se à vontade para perguntar nos comentários! Lembre-se: não existe dúvida boba, ela pode ser a dúvida de outras pessoas, vamos juntos ajudar no ensinamento e exemplificar a prática do Evangelho no Lar.

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe WIFI Divino nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar das indicações