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MARS 2120 é um jogo desenvolvido pela QUByte Interactive, no melhor estilo de ação e metroidvania, que apresenta um combate corpo a corpo bem interessante. Além de apresentar uma gama de habilidades especiais que estão ligadas a elementos como gelo, fogo e eletricidade. Com isso, você consegue avançar por salas repletas de enigmas na pele da personagem Anna Charlotte, explorando e abrindo caminhos através dos segredos de Marte. Será que o metroidvania brasileiro tem fôlego?

O planeta Marte pede socorro

No século 22, a humanidade desenvolveu uma tecnologia que consegue explorar outros planetas, isso tudo graças a Corporação UN-led. Essa corporação faz um tratado com governos de todo o mundo, e assim, conseguem investimentos para construir colônias em outros planetas para ajudar a humanidade que vem sofrendo com problemas de superlotação e precariedade de recursos naturais que o planeta Terra está enfrentando.

Logicamente, a tão sonhada exploração no planeta Marte foi selecionado para tal façanha, assim foi implementado O Projeto: Colônias. Porém, após semanas de absoluto silêncio e sem contato, a colônia de Marte consegue enviar um pedido de socorro. Então, cabe a você, na pele da protagonista Sgt. Anna Charllotte, responsável por liderar um grupo de Fuzileiros Especiais de Elite para investigar o que aconteceu com o planeta.

Sgt. Anna Charllotte preparada para derrubar a po**a toda! – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Inspirado no clássico Super Metroid

MARS 2120 surpreende logo de cara pelo sentimento de abandono de que algo muito ruim aconteceu por ali. O início do game não apresenta muitos detalhes do que está se passando, e cabe a você descobrir durante sua exploração. Eu gostei muito dessa atmosfera de suspense e sem muita ação, ele trouxe a sensação de “E agora, o que eu faço?” que eu sentia ao iniciar o jogo Super Metroid. Conforme o seu avanço na ambientação, você começa a deduzir o que aconteceu por alí.

O cenário te apresenta detalhes incríveis e com uma ótima exploração

Com um pouco mais de investigação, você acaba conseguindo algumas habilidades aqui, aprende a dominar técnicas de combate corpo-a-corpo ali. E de modo sutil, você vai coletando arquivos de áudio que estão espalhados por todo o planeta que contém detalhes sobre o que de fato está acontecendo em Marte, tudo indica que são gravações deixada por cientistas e cabeças importantes responsáveis pela colônia em Marte.

Os cenários são enormes e detalhados – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Eu gostei bastante disso, aliás, fique de olho nos cenários. Não só por causa da sua beleza deslumbrante e rica em detalhes, você começará a juntar pontos da história e certas figuras que compôe os cenários, inimigos e certas coisas que acontecem ao fundo consegue te mostrar toda a treta que está acontecendo ali.

Os cenários contam com diversos biomas muitos lindos e caprichados! Eu percebi que durante minha jogatina, eu acabava tomando muita pancada ou nem reparando tanto na Sgt Anna devido ao fato de querer admirirar o capricho em cada detalhe nos cenários.

Diversos biomas te aguardam no planeta Marte – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

O level design não é nada cansativo ou frustrante e cada sala a ser explorada possui um design único, eu fiquei receoso de ser aqueles jogos metroidvania com mapas extensos e cheios de labirintos e com coisas tão repetidas que você acaba se perdendo e é só para comer tempo de jogatina, mas não foi, em MARS 2120 tudo foi muito bem pensado!

Todo o cenário faz sentido, as salas para salvar o jogo, laboratórios, criadouros, salas de maquinários, tudo é gostoso de explorar pois faz sentido o que tem ali. Eu achei os cenários mais ricos, vivos e fez mais sentido dos que os cenários apresentados no jogo Metroid Dread (Switch – Nintendo).

Quais serão as experiências que os humanos estão realizando por aqui? – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Enfrente seus inimigos com criatividade e muita audácia

Os inimigos se encaixam tão bem nos cenários que você se sente como um invasor de território (se for parar para pensar, você é!), e que não deveria estar ali sentando a pancadaria e tiros para todos os lados.

Mas eles não são bonzinhos não, você precisa dominar um sistema de ataques corpo a corpo e à distância para conseguir passar por alguns deles. Além de precisar dominar e conseguir usar suas habilidades especiais para derrotá-los, o sistema de ação apresenta elementos como em jogos de RPGs Adventure, aqui em MARS 2120, certamente ele foi inspirado no sistema do Castlevania: Sympony of The Night (Konami), os inimigos apresentam certas resistências em algumas armas e habilidades.

Fofinhos, porém maldosos! – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Não adianta você querer derrotar um inimigo de gelo com ataques de fogo, por exemplo. Outras criaturas são mais inteligentes do que parecem, ao utilizar um ataque que é seu ponto fraco, eles conseguem mudar o seu tipo e criar uma resistência com seus golpes. Alguns chefões farão isso, fique esperto! Tente dominar algumas habilidades básicas e treinar seus tiros, seja de modo livre ou na diagonal.

Chefões grandes, perigosos e estilosos

Diversos jogos das sagas Metroid e Castlevania apresentam alguns chefes que marcam presença devido ao seu tamanho e que te fazem ter que trocar até seu jeito de jogar para conseguir vencê-los, em MARS 2120 não é diferente, todos os chefes são enormes e coloca um respeito ao enfrentá-los, além de cada um possuir uma estratégia completamente diferente para conseguir vencê-los, você precisa dominar bem os controles. Nem tudo dependerá somente de ficar “combando” com o corpo a corpo ou ficar atirando de longe.

Cada chefe apresenta uma estratégia completamente diferenciada – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Os chefões possuem um design único e achei todos bem coloridos e bonitos. Faltou uma dose de dificuldade nas batalhas, se você gosta de decorar movimentos para conseguir vencer as batalhas, todos eles serão “mamões com açúcar”, um prato cheio para os speedrunners que gostam de um desafio de enfrentá-los sem tomar nenhum dano, por exemplo.

Todas as batalhas contra os chefes apresentam animações e jogada de câmera cinematográficas. Só senti que a câmera me atrapalhou um pouco no chefão da lava e um mecha enorme. Totalemente inspiradas também em Metroid Dread, porém achei que em MARS 2120 eles foram mais ousados, ficou lindo!

Tenha paciência e esteja forte o suficiente para enfrentá-los – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Um arsenal pesado te espera

Metroidvania sem uma variedade de armas e habilidades não pode! Em MARS 2120, gostei muito das habilidades de Anna mudarem de acordo com o elemento equipado, cada um deles possuindo quatro variações que te ajudarão a acessar lugares e alcançar itens durante toda a sua jornada. E não espere habilidades copiadas de jogos do mesmo estilo, eu fiquei ansioso em MARS 2120 tentando adivinhar como seria meu próximo power-up e como ele iria me ajudar para avançar por dentro de Marte.

Suas habilidades te ajudará a se livrar de lugares tensos – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

E mais, você tambpem conta com um sistema de pontos de experiência onde você potencializa suas armas e habilidades nas estações de salvamento do jogo. Esses pontos são conseguidos ao derrotar inimigos, ou enquanto você sobe o seu número combos ao derrotar vários inimigos na sala, isso te garante um bom bônus de experiéncia, por isso, abuse de mesclar tiros do seu arsenal de armas enquanto troca para combate corpo a corpo e a troca de elementos, é muito divertido!

É importante checar se seu equipamento está bem. – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

A sua insegurança de enfrentá-los no início do jogo te transforma em uma verdadeira máquina de matar com o passar do tempo. A última vez que me senti assim foi no jogo Metroid: Zero Mission (Game Boy Advance).

Uma exploração que não te cansa

Muitos jogadores se sentem fatigados e desanimados com jogos no estilo metroidvania devido aos extensos mapas com salas repetitivas e que não te dão indício de onde ir e o que fazer. MARS 2120 te apresenta um mapa completo e único, apesar de você precisar retornar em certos pontos de Marte após um tempo de exploração ou quando adquirir certas habilidades, você não terá dificuldades para conseguir avançar no jogo. O mapa apresentado te ajuda muito na localização e conforme você avança, ele te mostra onde seria interessante você visitar para conseguir progredir no jogo.

Descubra o que está acontecendo nas estações coletando arquivos de sons. – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Eu achei o sistema de mapas sensacional! Alguns jogadores mais assíduos de metroidvanias reclamam que ou o jogo mostra muito para onde tem que ir, ou que ele não mostra nada. Aqui em MARS 2120 é você quem decide! No menu de configurações e em acessibilidade, pode-se escolher se o mapa irá exibir onde existem portas, upgrades, lugares perigosos e dicas para aonde ir. Também pode optar para que ele não te mostre absolutamente nada, isso é ótimo para quem quer adicionar uma camada de dificuldade na sua jogatina. Tem dificuldade para tentar saber por onde ir? É só habilitar no menu e pronto!

Com isso, MARS 2120 é o metroidvania perfeito, tanto para iniciantes quanto para profissionais desse estilo de jogo. Isso também apresenta um certo fator replay onde você pode se desafiar a tentar jogá-lo com maiores dificuldades sem o mapa e outros.

Veja também: Análise – Bem Feito – Um creepypasta brasileiro muito fofinho e aterrorizante

Acessibilidade que faz a diferença

Além da assistência com o mapa, MARS 2120 também possui diversas opções de acessibilidade que ajudam muito na jogatina, quem possuí Daltonismo pode habilitar a paleta de cores e intensidade conforme necessário. Configure quais ícones de assistência que aparecem na sua tela, tamanho de fontes e exibição de legendas.

Opções de Acessibilidade sempre são muito bem-vindas! – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

O jogo também está disponível com legendas e dublagem em português brasileiro! Além das opções para inglês e espanhol.

Alguns deslizes técnicos

Nós recebemos a versão para PC (STEAM) para fazer esta análise. MARS 2120 apresenta uma estética e jogabilidade incrível, são tantos detalhes, efeitos de luzes e animações de se encher os olhos. E apresenta uma história com uma dose de suspense e muita ação! Porém, não podemos deixar passar alguns engasgos que sentimos durante a jogatina.

O sistema de combate corpo a corpo é interessante e apresenta uma boa variação de golpes junto com o arsenal de armas e habilidades, chegando a lembrar alguns jogos de “briguinha de rua”. Alguns desses golpes não acertavam os inimigos dependendo do combo, acredito que deve ser algo do tempo de resposta dos controles ou da área de hitbox dos inimigos que podem ter bugado em alguns deles.

Assim como em Metroid Dread, os inimigos recebem um sinal de exclamação quando executam um golpe que você pode acertar precisamente com movimentos especiais, achei esse sistema aqui um pouco confuso e difícil de acertar o tempo para executá-lo e você acaba tomando uma bela pancada. Isso não me atrapalhou muito, inclusive dei boas gargalhadas com essas falhas pois parecia ser tão natural estes erros. E com isso, eu terminei o jogo sem conseguir executar um golpe desses, pode ser que eu seja bem ruim!

Alguns efeitos especiais e partículias do cenário, principalmente os que envolviam as habilidades de raio, apresentavam pequenos engasgos com queda de frames e longos slowdowns. Eu gosto disso, pois acabo tirando proveito desse tempo para decidir algumas ações na jogada. Para jogadores mais exigentes isso pode acabar atrapalhando. Mesmo com as mais diversas opções gráficas presentes nas configurações, alterá-las não fez tanta diferença assim.

Alguns efeitos especiais acabam sofrendo leves engasgos – Imagem: Mars 2120 – QUByte Interactive

Algumas jogadas de câmera com zoom ou movimentação delas fazia com que o jogo apresentasse certos engasgos e até chegou a fechar o jogo. Achei o tempo de carregamento de algumas áreas longos, mesmo com o jogo instalado em um SSD-M2. Morrer e precisar recomeçar em alguns chefes me faziam fechar os olhos por alguns instantes até que tudo se carregasse de novo.

Acredito que com mais alguns refinamentos gráficos na Unreal Engine ajudará com esses engasgos. Mas é aquilo, somente os jogadores mais exigentes acharão que isso quebra a jogatina. Eu mesmo tirei mais proveito desses momentos do que fiquei frustrado. Talvez o tempo de desenvolvimento do jogo também não tenha dado tempo nos refinamentos gráficos.

Um metroidvania digno do orgulho em ser brasileiro

MARS 2120 me surpreendeu com seu vasto cenário rico em detalhes e belezas. Com um bioma e variedade de inimigos encantadores. Além de apresentar um sistema simples de upgrades, apresenta um arsenal diferenciado de outros metroidvania e que me surpreendeu.

Apresenta um enredo simple e sólido, sem muito blá blá blá ou precisar ficar massacrando detalhes da história fazendo a gente ler vários versículos bíblicos assim como os Files nos jogos da série Resident Evil (Capcom). Toda a essência e inspiração dos jogos da saga Metroid estão lá, porém com suas exclusividades que faltou pouco para que conseguisse ser algo único entre tantos metroidvania disponíveis no mercado.

Veja também: Análise – Raccoo Venture: Uma Jornada Retro de Aventura 3D Inspirada nos Clássicos dos Anos 90

Certamente, MARS 2120 é o meu metroidvania favorito dentre muitos dos que já joguei. O fato dele ser desenvolvido por uma equipe de peso brasileira o torna ainda mais especial. Ele tem ali o seu lugar no trono do meu coração junto com o Cave Story.

MARS 2120 está disponível para PC (STEAM), Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Xbox ONE, Series X e S. Para saber mais sobre o jogo, acesse o site oficial.

Confira o trailer de MARS 2120

4

Análise – MARS 2120

Muito bom!

O jogo é um dos metroidvanias recheado de surpresas com gráficos lindos e vibrantes, uma jogabilidade simplificada e uma exploração envolvente. Combates interessantes e uma história cativante, com um fator replay bem alto.


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Análise realizada na versão para PC (Steam)

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