“Tomba!” foi publicado pela primeira vez em 1997 para o PlayStation e desenvolvido pela WhooPeeCamp, nele você controla um pequeno “ogrozinho da idade das cavernas” que gosta de pular, morder, atacar e abrir caminhos através de paisagens deslumbrantes em uma época em que as incríveis pixel arts se misturavam com a chegada dos jogos 3D.
Ao longo da sua aventura, você irá explorar lugares recheado de relíquias antigas, conhecer personagens carismáticos enquanto você desbloqueia missões, além de encontrar muitos tesouros escondidos pelo cenário. É uma aventura de plataforma que combina perfeitamente jogos de plataformas e não lineares, ou seja, não basta apenas seguir um único caminho, você precisa cumprir certos requisitos para conseguir avançar para novos lugares.
Se você chegou a jogar o Super Adventure Island II (Super Nintendo), certamente irá se familiarizar facilmente com “Tomba!”, caminhos bloqueados, retornos em certos lugares, conseguir upgrades e habilidades. Você precisará auxiliar alguns personagens como os Duendes na floresta para conseguir restaurar a paz na aldeia e assim ganhar a confiança deles para explorar novos lugares.
“Tomba!” apresenta uma jogabilidade maravilhosa com controles fáceis e intuitivos, você consegue adquirir novas habilidades que irão te auxiliar muito durante a exploração.
Limited Run trouxe a versão definitiva
Atualmente, a preservação clássica de jogos tem se apresentado cada vez mais forte, e a Limited Run é uma distribuidora que faz esse legado acontecer. Com o desenvolvimento da Carbon Engine, a Limited Run permite que jogos antigos ganhem uma nova vida aos jogos retrô nos consoles modernos.
E com isso, o clássico “Tomba!” ganhou uma edição especial e expandida, com melhorias que facilitam sua jogatina, vamos ver essas novas características:
Salve em qualquer lugar!
Não se preocupe mais em perder e ter que retornar a um ponto de save. Você pode salvar onde quiser, além de apresentar três arquivos para salvar seu jogo caso queira jogar de maneira clássica.
Preso em um desafio difícil? Tente rebobinar!
Essa funcionalidade é uma mão na roda. Quando você está enroscado ao pular em um chão repleto de espinhos ou pular errado cegamente em um buraco, você consegue apertar o botão LT (L2), e retroceder em alguns momentos da sua jogatina. Eu adorei essa funcionalidade, é bem parecida com a versão usada nos emuladores da Nintendo no Switch com os jogos clássicos do serviço do Nintendo Online.
Um museu repleto de preciosidades
Você poderá ver uma gama de propagandas dos anúncios clássicos que saíram em revistas da época, a embalagem com as caixinhas e manuais originais, além de documentos do desenvolvimento nunca visto antes e obras de arte originais tudo em alta resolução.
Além de você ter disponível uma nova trilha sonora remasterizada pela lendária Harumi Fujita, você pode trocar para a trilha original se preferir. Além de uma entrevista com o criador, Tokuro Fujiwara.
Configurações de imagem
Você também pode alternar algumas configurações de exibição da imagem como bordas personalizadas com o tema do “Tomba!”, escolher um filtro parecido com o CRT e o preenchimento do jogo em tela.
Algumas melhorias a mais seriam bem vindas
Apesar de todos os extras e configurações disponíveis, sentimos falta de algumas opções que poderiam melhorar ainda mais a experiência, você não pode personalizar os botões do controle para um maior conforto ou acessibilidade, por exemplo.
As configurações de imagens não apresentam uma opção para exibir o jogo em formato widescreen, os menus do jogo não receberam uma melhoria na imagem ou os textos não receberam uma fonte em alta resolução. Os vídeos em anime que são apresentados durante o jogo não receberam tratamentos e melhorias e seguem com uma resolução distorcida.
Em alguns pontos do jogo, percebe-se que a trilha sonora para do nada, principalmente quando você usa a função de retroceder ou em alguns momentos do jogo, isso também aconteceu com os controles, que tiveram a movimentação atrasada.
Não sabemos se esses apontamentos foram devido a alguma limitação do emulador PCSX-ReArmed que foi usado no Carbon Engine, ou se foi algo que faltou por parte do desenvolvimento.
O emulador PCSX-ReArmed possui uma opção para carregamentos mais rápidos e evitar longas telas de loading durante a emulação, e em Tomba!: Special Edition elas estão presentes e chegam até irritar um pouco, principalmente entre os menus durante a jogatina.
Disponível em português, mas não Brasileiro!
O melhor de tudo, o jogo está disponível em português de Portugal, poderia ser brasileiro? Sim! Porém, não tive nenhuma dificuldade em entender a história e dei boas risadas com algumas palavras que tem significado diferente na nossa linguagem e isso tornou a experiência com “Tomba!” ainda melhor.
Muitos jogadores abandonaram o jogo na era do PlayStation devido a necessidade de ler os textos para entender onde ir, o que conseguir, e onde trocar para cumprir suas missões, eu mesmo fui um deles na época.
Tomba!: Special Edition, apesar de alguns leves engasgos, ele é a versão definitiva desse clássico. Adorei relembrar grandes momentos com o pequeno atirador de porcos com o cabelo rosa. Se você quer experimentar um jogo plataforma carismático, com boa história e desafio na melhor medida, esse é o jogo perfeito pra você.
Confira o trailer de Tomba!: Special Edition
Esperamos ansiosamente pelo lançamento de Tomba! 2, que também será reimaginado na Carbon Engine pela Limited Run!
Tomba!: Special Edition está disponível para PC na STEAM, no PlayStation para PS4 e PS5 e Nintendo Switch. Para saber mais sobre o jogo, acesse o site oficial!
Análise – Tomba! Special Edition
Nostálgico
Apesar de alguns leves engasgos, ele é a versão definitiva desse clássico. Adorei relembrar grandes momentos com o pequeno atirador de porcos com o cabelo rosa. Se você quer experimentar um jogo plataforma carismático, com boa história e desafio na melhor medida, esse é o jogo perfeito pra você.
CapiLovers
A versão testada foi para PC – STEAM, a chave foi uma cortesia a convite da Limited Run.
Sobre a Limited Run
A Limited Run Games é líder da indústria na produção e distribuição de videogames físicos premium. Fundada em 2015, eles publicaram mais de 1.000 jogos físicos e trilhas sonoras, além de ganhar vários prêmios por suas edições de colecionador personalizadas. A Limited Run é traz jogos digitais para a forma física com qualidade impressionante para fãs casuais e colecionadores. Visite o site para conferir todos seus lançamentos ou siga a marca na no X (antigo Twitter) para acompanhar todas as novidades.
Acompanhe-nos na STEAM!
Se você curte jogar no PC, não deixe de nos acompanhar com todas as novidades e recomendações de jogos no nosso grupo e curadoria na STEAM. Participe!
Vamos jogar juntos no Nintendo Switch Online?
Me adicione como amigo no Switch com o Friend Code SW-0478-1222-9809
Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!
Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!
Sobre o autor:
CapiLovers
Um casal (Erickitto e Gui), gaymer e pobre que se vira pra jogar da maneira que dá e quando dá. Gostamos de fofocar sobre games e animes!
Acompanhe CapiLovers nas redes sociais: