Continua após a publicidade

Lançado originalmente para o Super Nintendo e desenvolvido pela Kemco. A série Top Racer (nacionalmente conhecido como Top Gear) formou uma legião de fãs nos anos 90 devido a sua jogabilidade fácil, com um toque desafiador e trilha sonora que gruda na sua cabeça. Com jogos no melhor estilo arcade que se inspiram em veículos esportivos reais, você pode utilizar o nitro para conseguir fazer ultrapassagens decisivas e que te ajudam no sufoco.

É impossível navegar na internet com vídeos nostálgicos sobre a era do Super Nintendo sem que o jogo Top Racer não seja mencionado. Se você é um gamer das antigas, com certeza deve ter alugado ou emprestado o jogo com seus amigos.

  • Top Racer Collection é uma coletânea com os 3 jogos da série Top Racer, jogos lançados originalmente para o Super Nintendo (SNES) nos anos 90.
  • Contém um jogo comemorativo dos 30 anos da série, intitulado de Top Racer Crossroads, que apresentam novos veículos em homenagens a carros esportivos populares no Brasil, com destaque para o Carro da Firma (Fiat Uninho!)
  • Com uma emulação fluída e sem engasgos, você tem uma gama de opções de exibição da imagem, controles de áudio e remapeamento de botões, além de poder salvar e carregar seu jogo quando quiser no “carregamento rápido”
  • Destaque principal para opção de multiplayer local ou online! Você pode salvar seus recordes e conferir o ranking global.
  • Crie copas personalizadas, escolhendo entre todas as pistas disponíveis, configure o nível de dificuldade e modo de jogo.
  • Indispensável para qualquer retrogamer dos anos 90 e perfeito para apresentar a série para a nova geração.
  • Adaptação desenvolvida pela QUByte Interactive, nada melhor que o calor brasileiro para representar todo amor e carinho do nosso público a essa série tão aclamada pelos jogadores brasileiros!
  • Disponível para todas as plataformas, Playstation 4 e 5, Xbox One, X e S, Switch e na Steam para Computadores.

Os jogos da série Top Racer não são fáceis, a limitação do processador do Super Nintendo e a maneira que eram desenvolvidos os jogos na época faziam com que a dificuldade tornasse um fator replay bastante importante para que os jogadores aproveitassem bem o jogo e não enjoasse rápido. Em Top Racer, certamente você irá querer quebrar seus recordes, relembrar pistas ou jogá-lo só para aproveitar a trilha sonora incrível, principalmente do primeiro jogo.

É com todo esse saudosismo e apelo nostálgico, que a desenvolvedora brasileira, QUByte Interactive lançou o Top Racer Collection, uma coletânea com os três jogos da série Top Racer originalmente lançados para o Super Nintendo e ainda com uma bela surpresa, uma versão reimaginada do primeiro jogo, chamada de Top Racer Crossroads, a coletânea vem recheado de extras euma surpresa que todo fã da série certamente irá se surpreender, continue na nossa análise que você irá gostar.

Tudo tem mais de 15 horas de jogatina fácil!

A cereja do bolo certamente é modo para jogar online com seus amigos ou desafiar a comunidade, em Top Racer Collection também é possível criar suas próprias copas personalizadas para se desafiar e criar aquela competição em casa ou em um churrascão no final de semana, por exemplo! É uma ótima oportunidade para você apresentar essa série tão incrível para uma nova geração. Prepare-se para não querer largar os controles!

É impossível você querer criar só uma copa, coloque as mais complicadas e desafie os seus amigos!

Aviso importante: Toda a jogabilidade clássica dos jogos Top Racer permanecem fiéis aos jogos originais no Super Nintendo, a QUByte Interactive caprichou no emulador que não apresenta quedas de frames ou engasgos. Nos créditos é citado o uso do código do emulador Ares, um dos melhores emuladores multisistemas atualmente.

Por isso, nessa análise, não iremos levar em conta a jogabilidade ou detalhes gráficos que cada jogo apresenta, levaremos em conta as opções extras da emulação e as facilidades que essas releituras apresentam para facilitar a jogatina atualmente. Nós utilizamos o mesmo critério na análise da coletânea VISCO Collection, também lançada pela QUByte Interactive e você pode conferir aqui no site.

Novos carros incríveis! – Imagem: Divulgação

Por que chama-se Top Racer e não Top Gear?

O nome Top Racer nos jogos do Super Nintendo se deve a um problema de direitos autorais. A BBC já tinha o domínio da marca Top Gear para usar em seu programa de televisão sobre carros, o que impedia o uso do nome nos jogos para outras regiões.
Ou seja, se você tem o costume de chamá-lo de Top Gear, certamente jogou versões piratinhas que tinham aos montes pelo Brasil à fora.

Apresentando os jogos do Top Racer Collection

Top Racer (1992)

O primeiro e o mais aclamado jogo da série, apresenta uma jogabilidade simples e rápida, uma trilha sonora marcante em que muitos jogadores da época utilizam hoje como toquinho de celular e ficam cantarolando para todos os jogos de carro que aparecem.

Com a disponibilidade de quatro veículos, cada um com suas vantagens e desvantagens, você percorre por 32 pistas em diversos países ao redor do mundo.

Tente chegar sempre em primeiro lugar para manter sua posição no pódio, algumas corridas você precisará parar no pit-stop para reabastecer o seu carro e assim, não ficar largado pela pista e ser desclassificado da copa.

A dificuldade de manobra aumenta a cada pista, você precisa se preocupar em não bater seu veículo na traseira ou nas laterais dos outros corredores, tome cuidado nas descidas e curvas fechadas, com certeza você se esbarrará em um adversário!

O jogo apresenta a troca de marcha para manual ou automática, confesso que mesmo utilizando a troca automática fica difícil, na troca de marcha manual você conseguirá ter um maior controle do carro para fazer curvas fechadas de um modo mais fácil; tente dominar isso, pois irá te ajudar muito na jogatina e nos campeonatos!

O fator replay é forte, você se desafia a conseguir terminar em melhor posição, tempo e melhorar suas habilidades nos desafios das pistas.

Treine bastante e tenha paciência, mesmo no modo amador o jogo é bastante desafiador, não tem como se acostumar com a jogabilidade logo de início e a tela de desclassificação te faz se sentir culpado.

Guarde bem essas informações, pois os próximos dois jogos da série irão utilizar da mesma receita, com algumas melhoras ou pioras, depende muito do seu gosto pessoal.

Top Racer 2 (1993)

Com o sucesso de vendas e aceitação do público do primeiro título, a Kemco não perdeu tempo e um ano depois, Top Racer 2 chegou! Com melhorias na jogabilidade e nos gráficos, principalmente nas pistas, que agora dão maior sensação tridimensional e melhor visão.

Os carros estão maiores e a tela dividida para dois jogadores aqui ficou somente para o modo multiplayer, particularmente eu não gostei dos gráficos dos veículos, eles parecem ser feitos de massinha e quando o carro capota, ele quica igual quando criança maia o brinquedo no chão para simular um capotamento, hahaha!

Além de adicionar novos veículos e elementos extras, como melhoria da lojinha para você equipar o seu possante com novos motores, pintura e melhorias na direção.

Apesar da trilha sonora estar aprimorada aqui ela não te pega como no primeiro jogo da série, acaba sendo uma sonoridade estridente e repetitiva, o que irrita um pouco.

Melhorias na pista são um destaque em Top Racer 2

Em Top Racer 2, a jogabilidade rápida se manteve como no primeiro, com adição de elementos como dinheiro na pista, nitro e objetos que podem te atrapalhar na corrida, são fenos rolando, pedras, cavaletes ou lombadas que acabam dando um toque de desafio a mais em relação ao primeiro, esses elementos podem fazer o seu resultado na jogada ser diferente do esperado, um fator bem legal principalmente para o modo multiplayer.

Top Racer 3000 (1995)

Literalmente a Kemco viajou nas galáxias! Top Racer 3000 leva a série para o futuro, oferecendo as corridas em diversos planetas distantes ao invés de se concentrarem na Terra. Carros futuristas e corrida contra alienígenas trazem elementos de ficção científica para a história. Será que você será um premiado piloto que disputa em copas interplanetárias?

Os gráficos foram aprimorados e trazem belas pixel arts, apesar de algumas pistas se passarem em luas e outros terrenos bem diferenciados, são lindos com efeitos visuais incríveis como de faróis de outros carros na neblina, chuva, postes e corridas no escuro, o jogo tirou o melhor proveito do processamento de gráfico do Super Nintendo.

A jogabilidade está melhorada, e eu fiquei me perguntando como seria o primeiro Top Racer se fosse remodelado com os gráficos e o motor de jogabilidade do Top Racer 3000. Além de contar com um modo multiplayer para até 4 jogadores.

Jogar Top Racer online é gostoso demais!

Achei um pouco confuso os menus de reparo e equipamento dos veículos, mas nada que uma boa fuçada não deixe você adaptado. Prepare-se para buscar sempre a melhor posição nas corridas, pois o dinheiro aqui é escasso e necessário para conseguir melhorar seu veículo e ter boas vantagens para corridas futuras.

A trilha sonora aqui é boa, mas não é marcante. Não tem jeito, infelizmente temos o apelo nostálgico do primeiro jogo da série.

Top Racer Crossroads (2024)

30 anos após o lançamento de Top Racer, a QUByte Interactive traz com exclusividade, o Top Racer Crossroads para a coletânea. A jogabilidade é a mesma do original, porém, com 4 novos veículos belíssimos e exclusivos, que fazem referência a veículos símbolo da paixão brasileira automobilística.

Um destaque especial para o Carro da Firma, uma clássica referência o Fiat Uninho, muito utilizado no Brasil por empresas para manutenção de fios e cabos de internet. Toda a sua potência e velocidade que gela a barriga estão aqui, além da sua escada de trabalho,claro! Tudo pronto para você apelar muito e colocar todos os outros corredores para comer poeira. É sério, esse carro é muito apelativo, ele tem um controle gostoso também, mesmo em curvas fechadas ele faz bonito e irá te conquistar!

Veja também: Análise – Adore: o jogo brasileiro que conquista com seu lindo visual

O carrinho da Firma é uma clara homenagem ao maravilhoso Fiat “Uninho”!

Vantagens e facilidades da coletânea

Com um menu belíssimo e interativo, a coletânea Top Racer Collection traz novas funcionalidades que farão você querer jogar novamente todos os jogos da série. Cada menu apresenta em sua navegação uma linda ilustração de algum veículo disponível.

Olha que belíssimo menu!

Opções no modo Arcade

Campanha, Corrida Rápida e Contrarrelógio

Cada jogo possuí sua campanha, ou seja, é o jogo normal em seu melhor estilo arcade, além de ter a opção corrida rápida que é para tirar gosto e matar a saudade ou para praticar! Em contrarrelógio você disputa para conseguir o melhor tempo e posição e ainda pode conferir o ranking global online!

Funcionalidades em jogo

Durante sua jogatina, ao pressionar o botão Pause, você pode reiniciar sua copa, salvar ou recarregar seu progresso em registro rápido que é uma facilidade para você salvar onde quiser, ótimo para você que quer desbloquear uma conquista em que exige que você chegue em primeiro lugar em todas as corridas, é o famoso save state presente nos emuladores.

Salvamento rápido pode te ajudar e muito para chegar sempre em primeiro lugar. #FicaDica!

Também tem como acessar o manual de instruções do jogo e conferir dicas de como pilotar e entender como funciona a mecânica do jogo.

Modos Extras

Conquistas

Nada como bons desafios para exibir para os amigos, tem conquista da quebra de recordes contra o relógio, chegar em primeiro lugar em certas corridas, personalizar copas e outros, totalizando 25 conquistas. Para quem gosta de platinar jogos fica a dica!

Galeria

Uma galeria completa com imagens dos manuais de instruções originais dos jogos estão disponíveis, é curioso o quanto é diferente cada manual e identidade visual deles mudam.

Teste de som

Curta toda a trilha sonora da saga Top Racer! Aqui eu senti falta da tela se parecer com um player de música no melhor estilo de painel de som automotivo para curtir as batidas que abalam o coração. (Quem aí pegou a referência?)

Reedem code

Aqui você pode inserir um código oculto para desbloquear algo do jogo, não tenho ideia do que seja, se alguém souber de algo, deixe nos comentários que ficaremos bem felizes!

Opções de exibição, controles e áudio

O que sempre elogio nas coletâneas que a QUByte Interactive é o fato deles terem cuidado com os pixels nos jogos retro, em Top Racer Collection não fizeram feio; você pode escolher jogar com pixels perfeitos onde não tem distorção na tela, filtros CRT para lembrar os televisores antigos ou tela cheia!

Que capricho nas configurações de exibição, é de se encher os olhos!

Além da opção personalizada de áudio para controles de volume das músicas e da sonoridade nos jogos.

Você também pode personalizar os botões de ação, aqui eu senti falta para colocar o botão start no R2 ou RT por exemplo, isso ajudaria na pausa para o carregamento rápido.

Tem também uma opção com trapaças, que de início fica bloqueada, até que você termine pelo menos uma vez o modo arcade. Acredito que sejam as trapaças por uso de códigos que tinham no jogo original.

Conclusão

Top Racer Collection é a melhor versão da clássica série de corridas do Super Nintendo. Os menus interativos, extras e facilidades fazem com que a coletânea seja obrigatória para qualquer retrogamer dos anos 90. É um abraço nostálgico que vale a pena jogar sempre que quiser matar a saudade com grande estilo!

Top Racer Collection está disponível para computadores na plataforma Steam, Nintendo Switch, Xbox One, X|S e sistemas PlayStation 4 e 5. A versão utilizada nesta análise foi a da Steam.

Confira o trailer de Top Racer Collection

Mostre seu apoio por jogos desenvolvido por brasileiros

Valorize o talento nacional! Apoie os jogos, desenvolvedores e projetos adaptados por brasileiros, mergulhe em experiências únicas e fortaleça nossa indústria de games. Compre, jogue e faça parte desse universo que brilha com a criatividade do Brasil!

Sobre a QUByte Interactive

A QUByte é a principal editora de jogos independentes para consoles na América Latina e possui um estúdio de desenvolvimento interno. O objetivo da QUByte é impulsionar a indústria local por meio de parcerias em portabilidade, publicação e desenvolvimento de jogos.

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar das indicações