Continua após a publicidade

Adore é um jogo brasileiro multiplataforma, desenvolvido pela Cadabra Games do Estado do Mato Grosso do Sul, e publicado pela também brasileira QUByte Interactive; lançado em 03 de agosto de 2023, ficou um pouco mais de 3 anos de acesso antecipado no PC pela Steam.

Gamplay de Adore

O jogo em terceira pessoa com visão de cima, popularmente conhecido como visão Top Down, tem jogabilidade que mistura o Hack’n Slash, mapas criados de forma procedural e captura de criaturas, uma mais fofa que a outra.

Por dentro da história

Nossa jornada é acompanhar Lukha, um jovem que nasceu com o resquício do Deus das criaturas Draknar. Assim que Likha chega em sua adolescência, ele começa a ter o contato com Draknar que pede sua ajuda para ser ressuscitado. Para isso, Lukha tem que usar os poderes divinos de Draknar para capturar criaturas que estão corrompidas pelo reino de Gaterdrik e usá-las na aventura para assim chegar até o seu templo para fazer o ritual de ressurreição.

Diferentes tipos de criaturas

O principal chamariz de Adore é a captura de criaturas, e que criaturas! Todas elas são fofas, com similaridades com animais da fauna brasileira, dentre algumas espécies que eu identifiquei enquanto adentrava pelo reino de Gaterdrik são capivara, tatu, porco espinho e morcego, por exemplo.

Santuário das criaturas capturadas

As criaturas são divididas por tipos, focadas em ataque físicos, a curta e/ou longa distância ou mágicas. Cada uma delas com um tipo de poder diferente que agrega ao seu grupo.

Durante o jogo, você consegue levar até 4 criaturas para serem invocadas, mas na hora da batalha o que vai definir a velocidade de invocação é sua estamina. Conforme você encontra partículas de Gaterdrik você pode subir de nível e aumentar atributos de Lukha, basta você adorar estatuas de Dracknar que enconrtar pelo caminho e assim conseguir subir o nível de suas criaturas.

Uma equipe equilibrada pode derrotar qualquer monstro no jogo, mas também pode te levar a derrota, vai depender da estratégia que você toma para a batalha. Os monstros podem ter defesas a mais focadas em resistência a magia ou a ataques físicos, o que torna a sua combinação o ponto principal do jogo.

Por isso, não deixe de tentar experimentar grupos de monstros diferentes durante a sua jogada. Uma fase que, por agora, pode ter sido fácil com esse grupo, talvez manter o grupo pode te atrapalhar no futuro.

Mapa das missões

Veja também: Análise: Análise: VISCO Collection – Uma divertida e nostálgica coletânea

Jogabilidade e desafios

Durante sua jornada, Lukha passa por diversos biomas, cada um deles estão com fases divididas por sessões e que devem ser completadas integralmente para serem finalizadas. Cada uma delas é gerada de forma procedural, ou seja, cada vez que você adentra nelas, o cenário, itens e inimigos carregam de uma forma e em lugares diferentes em cada sessão. Dessa forma, é possível fazer e refazer várias missões para subir o nível das habilidades das criaturas e de Lukha.

Batalha em tempo real

O jogo também tem a opção de realizar expedições que podem ser feitas encontrando certos pergaminhos durante a sua aventura. Cada expedição mistura diversos biomas e desafios, gerando um fator replay interessante no jogo, sendi uma ótima forma de “farmar” para ficar cada vez mais forte. Essas expedições possuem recompensas melhores que as missões normais do jogo, mas fique atento, o nível de dificuldade também cresce!

Menu de Expedições

Outra forma que o jogo utilizou para trazer um desafio a mais, foi trazer um nível de dificuldade para cada tipo de bioma. É possível jogar todas as missões aumentando apenas o nível de dificuldade, como um modo difícil, que traz mais desafio e coloca a prova o grupo de criaturas que você montou.

O que é farmar?

O objetivo de farmar é geralmente tornar seu personagem mais forte ou adquirir recursos para progredir no jogo. Farmar pode ser um processo repetitivo e demorado, mas é necessário para alcançar os objetivos de muitos jogos. Farmar é uma parte importante de muitos jogos. Ao farmar com eficiência, você pode tornar seu personagem mais forte e progredir no jogo mais rapidamente.

Um jogo indie brasileiro de respeito

O maior sabor dos jogos indies é a ousadia de fazer algo diferente e Adore não faz feio! O jogo traz um mix de referências a outros jogos como da franquia Pokémon e League of Legends, mas com uma receita diferente que te surpreende no resultado.

Linda cena de gameplay do templo de Draknar

Com gráficos belos, coloridos e simples. Adore mostra que um jogo com boa direção de arte fica tudo muito lindo e consegue agradar a todos os públicos. Texturas bem desenhadas, combinadas com a modelagem em 3D com poucos polígonos, ele demonstra que não é preciso a mais alta tecnologia para fazer um jogo incrível que nos encante logo nos primeiros minutos de jogatina. Além de não precisar é claro, de um computador com configuração parruda para conseguir jogá-lo. (Foi utilizada a versão Steam para essa análise).

Atenção aos detalhes também é um ponto que deve ser elogiado, cada monstros tem sua movimentação e ataques que os diferenciam, com um sistema de partículas muito bem utilizado e com animações fluidas em praticamente todas as criaturas e bosses. O que leva com que cada criatura tenha a sua simpatia, personalidade e beleza única.

Quanto a sonoridade, ela traz um tom pacífico e com toques e arranjos típicos brasileiro, acompanhados de um bom violão, lembram aquelas trilhas sonoras marcantes que apresentam nas telenovelas da Globo e que ficam em sua memória. Você certamente irá cantarolar nas filas de supermercados, no banho ou enquanto realiza uma tarefa rotineira.

E acredite, a trilha sonora vai te ajudar muito a manter a calma e a concentração enquanto avança pelas fases mais difíceis do jogo.

Arte Conceitual Adore: Divulgação

Um vencedor de premiações

Adore foi Vencedor do Big Festival 2019 nas categorias Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Arte. Também levou a premiação como Melhor Jogo do Cubo de Ouro 2021 e venceu como Game Nacional Favorito para PC no Le Blanc 2021, e de quebra, foi finalista de Melhor Animação para Jogos do Quirino 2021.

Conclusão

Adore apresenta um sistema de jogabilidade simples e viciante. Inicialmente você pode ficar um pouco confuso com o seu sistema, e talvez se frustre por ter que ficar voltando em algumas fases perdendo a paciência para ficar farmando, tornando a jogabilidade repetitiva. Mas acredite, o sistema de evolução no jogo é recompensador.

Adore faz bonito e com uma sonoridade empolgante, a história apresentada é um abraço gostoso que se encaixa perfeitamente para fazer parte do nosso folclore, mas também faz você se encantar, e principalmente se orgulhar por ser um jogo desenvolvido por brasileiros.

Arte Conceitual Adore: Divulgação

Onde jogar Adore?

Adore está disponível para PC (Steam), e consoles, PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Para saber mais sobre Adore, visite o site oficial da desenvolvedora e acompanhe o canal da Cadabra Games no Discord.

Mostre seu apoio por jogos desenvolvido por brasileiros

Valorize o talento nacional! Apoie os jogos, desenvolvedores e projetos adaptados por brasileiros, mergulhe em experiências únicas e fortaleça nossa indústria de games. Compre, jogue e faça parte desse universo que brilha com a criatividade do Brasil!

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar das indicações