Continua após a publicidade

Incluindo mais de 150 desafios curtos e de jogos das séries mais aclamadas da Nintendo como Super Mario Bros., Kirby’s Adventure, Metroid, The Legend of Zelda e muito mais! Desafie jogadores do mundo todo, ou seus amigos no sofá e veja até onde você consegue superar o seu recorde pessoal em cada um deles. Será que você tem o que é necessário para ser o campeão? Alguns desafios podem realmente testar os seus limites!

Você não precisa conhecer todos ou jogos ou dominá-los por inteiro para conseguir ser um campeão mundial da Nintendo. Mesmo se você nunca jogou nenhum dos jogos originais, os desafios são ótimos para principiantes.

O que era o campeonato mundial Nintendo World Championships?

O Nintendo World Championships (NWC) é um torneio onde os jogadores competiam em três jogos do NES (Nintendinho), sendo eles Super Mario Bros., Rad Racer e Tetris. Cada jogador tinha um tempo limitado para acumular o maior número de pontos nos três jogos.

A primeira edição aconteceu em 1990 no Estados Unidos, ela foi inspirada no filme “The Wizard” – O Gênio do Vídeo Game (1989), que apresentava um torneio de vídeo games como parte central da trama.

O destaque especial era o cartucho especialmente projetado para essa competição, eles eram dourados, se tornaram um item de colecionador extremamente raros e valiosos hoje em dia, alguns deles chegam ao valor de 145 mil reais! (26 mil dolares)

No lado esquerdo, o cartucho dourado do NES no formato 72 pinos (americano) com o selo da logomarca do campeonato mundial Nintendo World Championships. No canto superior esquerdo do cartucho contém chaves seletoras em você podia selecionar a modalidade que o cartucho iria funcionar. Do lado direito temos também outro cartucho igual, porém cinza e não dourado. E com uma etiqueta em preto e branco explicando sobre o funcionamento das chaves seletoras do cartucho.
O santo graal da era NES – O cartucho dourado do campeonato mundial Nintendo World Championships em 1990

Os vencedores das etapas regionais ganhavam prêmios como troféus, consoles NES e a grande final foi realizada na Disneyland, na Califórnia.

Após a edição de 1990, o campeonato NWC foi realizado novamente em 2015 e depois em 2017. Nessas edições posteriores, a Nintendo seguiu um formato semelhante, mas incluíram jogos modernos, o que atraíram uma nova geração de jogadores.

O NWC é lembrado com muito carinho pela comunidade gamer e na história dos videogames, é um belo exemplo de um ponta pé inicial de esportes eletrônicos (eSports), muito antes desse termo se tornar popular.

Veja também: Conheça um adaptador com fitas cassete lançado no Japão para o Famicom

Agora você tem o campeonato Nintendo World Championships no sofá da sua casa

Com uma proposta para comemorar os 40 anos do lançamento do NES, a Nintendo resolveu fazer com que o campeonato mundial do NES pudesse chegar a todos os apaixonados pelo console clássico em 8-bits, mas sem esquecer da geração atual de jogadores.

A proposta aqui é, além de repassar pelos mais diversos momentos clássicos da era de ouro do NES, apresentar um gostinho de como eram esses jogos para os novatos. Para quem gosta de se exibir e demonstrar habilidades com videogames, certamente ficará surpreendido com a proposta apresentada entre os mais de 150 desafios!

Eu não consigo escolher qual o meu desafio favorito! – Imagem: Reprodução

Como eu sou um retrogamer das antigas, eu me surpreendi que alguns dos desafios apresentados, eram brincadeiras rotineiras que eu fazia durante minhas jogatinas, isso me trouxe muitas lembranças como, cheiro de bolo, momentos de jogatinas na madrugada ou em dias frios e chuvosos acompanhados de um cobertor e um Turbo Game.

Eu me senti muito feliz em saber que minhas habilidades estavam ali sendo colocadas à prova, não tem como apenas jogar uma vez. Você vai quer sempre quebrar o seu recorde ou testar novas habilidades que acabou vendo alguém postar nas redes sociais ou durante as lives que assistiu do jogo.

continua depois do anúncio

Desafios: Vencê-los é legal, mas perder é necessário!

Cada desafio conta um com seu nível de dificuldade (fácil, médio, difícil e lendário). São todos bem mesclados, você precisa ir aos poucos e vendo qual você consegue passar, alguns vão exigir velocidade, outros melhores impulsos ou dedo no gatilho.

Todos eles são bem explicados de forma simples e objetiva o que se deve fazer. Gostei que apresenta uma demonstração para que você se baseie e entenda como proceder no desafio, além de exibir sua melhor tempo.

Quando você vence, também é registrado um vídeo e um fantasma da sua melhor jogada, assim você pode assistir novamente para mostrar pra algum amigo a sua façanha, reparar seus erros ou conseguir estudar para criar novas estratégias para melhorar o seu tempo.

Reveja para estudar ou exibir a sua melhorar jogada! – Imagem: Reprodução

Nota boa na escola, nota máxima no controle!

Cada vez que você termina o desafio uma nota é dada de acordo com tempo de conclusão, e tudo nos mínimos detalhes. Você pode tirar uma nota baixa (não sei qual a nota mais baixa), mas durante a minha jogatina, tirei notas de bronze que eram B, além de notas S (Super!), que é a nota mais alta do jogo. Por exemplo, cada nota pode ter um peso, se você tira uma nota ranking A, ele pode ser A comum, A+ e A++. Com isso você consegue ter noção na sua escalada rumo ao recorde S.

Superar recordes é gostoso demais! – Imagem: Reprodução

Moedinhas para te deixar rico

Em cada desafio superado, você ganha moedas para que possa desbloquear novos desafios e itens para personalizar seu perfil pessoal. Cada dificuldade superada te dá um número de moedas, você também pode juntar um monte delas passando novamente um desafio, e mesmo que não quebre seu recorde.

Alguns desafios são tão bobinhos e rápidos, mas que te prendem muito, pois você vai querer melhorar o seu tempo e tirar uma nota maior.

O segredo inicialmente é não gastar suas moedinhas com imagens de avatar para não precisar ficar refazendo desafios fáceis que dão poucas moedas, o que pode deixar um você um pouco tedioso para conseguir desbloquear novos desafios.

Talvez você curta: Nintendo 64DD – Explorando o acessório raríssimo da Nintendo

Desafios Lendários: Coloque à prova o seu talento no controle

Cada do jogo clássico apresenta no final um “desafio Lendário”, eles são mais longos e difíceis! O mais legal é que você pode conferir uma cessão com informações, dicas e truques para realizar o desafio lendário mais tranquilamente. Eu particularmente achei muito bonito, pois lembram as velhas revistas de videogames como Nintendo Power ou os manuais de instruções que acompanhavam os cartuchos.

É tão delicado e detalhado todos os passos mostrados que não têm como você se perderem. Além disso, todas as dicas estão em português brasileiro, isso é um gosto a mais!

Cada desafio lendário tem o seu manual de macetes! – Imagem: Reprodução

Para você ter noção, existe um desafio lendário que é terminar o jogo Super Mario Bros. Usando as zonas de teletransporte em menos tempo. Passar uma masmorra inteira do jogo The Legend of Zelda™, ou fugir do enorme corredor de Tourian em Metroid.

continua depois do anúncio

Não tente usar glitches, bugs, trapaças, burlar ou tentar ir por caminhos proibidos!

Sabemos que muitos dos speedrunners usam dessas artimanhas para conseguir melhores tempos, e com isso, conseguir novos recordes! Cortar caminhos e bugar o jogo faz com que o sistema rebobine seu desafio e faz com que o jogador passe vergonha com frases como “Não pode fazer isso”, “Este caminho está bloqueado”, “Entrou em lugar proibido”.

Cuidado para não entrar pelo cano! – Imagem: Reprodução

E como tempo aqui nos desafios é tudo, esses 3 segundos do jogo rebobinando para você tentar novamente vai te fazer perder boas notas na competitividade!

Desafie seus amigos no Modo Festa

Até 8 jogadores podem jogar juntos no modo festa, e tudo isso em um único console! São desafios individuais ou você pode percorrer uma série de momentos com desafios temáticos, eles também contam com a funcionalidade de rebobinar automático casa cometa erros, até os jogadores mais inexperientes podem se divertir competindo.

Com até 8 jogadores, o modo festa é recomendado jogar em uma televisão grande! – Imagem: Reprodução

Esse modo festa é legal para quem tem crianças pequenas em casa e quer esquentar um pouco as coisas com competição de quem ficar por último lava as louças.

Dispute com jogadores do mundo todo

Você pode demonstrar suas habilidades para o mundo todo, mas para isso, é necessária uma assinatura do Nintendo Switch Online! O que eu, particularmente, achei bem chato. O campeonato é bem legal

Campeonato Mundial

Busque um lugar só seu na tabela de classificação com cinco desafios que alternam a cada semana. Você pode comparar os seus recordes pessoas com os de outros no final de cada semana, além de poder assistir a um replay da partida mais rápida de cada desafio.

Toda semana um novo campeonato mundial! – Imagem: reprodução

Modo sobrevivência

Escolha uma divisão: prata para mais fácil, ouro para mais difícil e enfrente fantasmas dos recordes de jogadores de todo o mundo nesse modo eliminatório. Será que você consegue dar conta e sobreviver a todos os seus sete rivais nos três desafios semanais?

Será que vai terminar bem? – Imagem: Nintendo Online

Personalize o seu perfil

Mostre suas realizações e o seu estilo de jogo para outros jogadores! Você pode personalizar o seu perfil com ícones desbloqueáveis, bótons que podem ser obtidos e frases de efeito bem divertidas, é o seu toque pessoal para quem está online.

continua depois do anúncio

Muito divertido, mas com ressalvas!

Eu me encantei com cada desafio, gostei que alguns deles dependem muito da sua sorte naquela jogada, pois alguns inimigos podem se comportar de maneira diferente naquele momento. Por exemplo, os inimigos em The Legend of Zelda se movimentam de forma aleatória pelo mapa, ou os bichinhos do Kirby’s Adventure que podem atacar ou pular de formas diferentes, isso faz com que o seu recorde pode sofrer milésimos de segundos ou ser arruinado completamente!

Fiquei irritadinho com alguns desafios que me colocaram para suar frio, mas conseguir superá-los faz surgir um sorriso e uma satisfação que brilha mais que a nota S na tela!

Ficar jogando o mesmo desafio te faz conquistar certos patamares! – Imagem: reprodução

Achei muito chato essa limitação de poder jogar o campeonato mundial e o modo sobrevivência somente para jogadores que possuem a assinatura do Nintendo Switch Online. Quem não assuna o serviço, acaba tendo os dois principais modos do jogo (e que levam o nome de campeonato no título) fiquem completamente inúteis para se jogar, e o seu avatar personalizado também.

Deveria ter uma opção onde já viesse configurado alguns campeonatos criados pela Nintendo para que você pudesse realizá-los no sofá da sua casa sem a necessidade de ser online, e assim suprir essa ausência do modo campeonato para quem não tem a assinatura do Nintendo Switch Online. Ou talvez, você poder selecionar cinco desafios como quiser, salvá-los como um campeonato com um nome de sua escolha ou até mesmo um modo de seleção aleatória para o campeonato, algo nos moldes do Mario Kart 8.

Curiosidade: Suposta versão de Metroid II DX para o Game Boy Color

Quando você vai jogar com mais alguém em casa, se seu irmão quebra o seu recorde, por exemplo, vai ficar registrado que foi você que conseguiu a façanha e não ele, e por isso senti falta de criar perfis de jogadores dentro do próprio jogo. E mesmo que você empreste o cartucho para algum amigo, é cada um com seus recordes e sem comparações, isso ficou somente no online.

continua depois do anúncio

Perfeito para os speedruners e fazer lives

O uso do cronometro no canto da tela, pontuação pessoal e do campeão mundial é incrível para fazer lives e prender atenção do seu público, quem não gosta de assistir os outros sofrendo para quebrar recordes o surtar diante dos desafios nos videogames?

Eu gostei muito do indicador dos controles que são exibidos para mostrar quais botões estão sendo pressionados durante os desafios, eu conseguir estudar melhor algumas jogadas minhas e comparar com outros jogadores e streamers na internet para que eu pudesse melhorar!

Certamente, Nintendo World Championships: NES™ Edition podemos ver mais como uma ferramenta completa e deslumbrante para o speedrunners, e até mesmo eu, que não tenho nenhum senso competitivo com videogames, fiquei orgulhoso dos meus recordes conquistados e a jogatina.

Sempre tem como se superar de novo! – Imagem: reprodução

Nintendo World Championships: NES™ Edition é um jogo obrigatório para todos os retrogames amantes do Nintendinho e da era 8-Bits. Se você é um jogador curioso para conhecer o passado dos jogos da Nintendo, certamente esse jogo fará você conhecer ótimos jogos e ficará com vontade de experimentá-los por inteiro!

Se você tem amigos que são apaixonados por Nintendo e possuem o serviço Nintendo Switch Online, a diversão e a disputa será mais que garantida. Me diverti muito durante toda a jogatina, é um jogo perfeito para se jogar no banheiro, na fila do banco ou quando quer distrair sua mente entre uma tarefa ou outra e antes de dormir.

Irei revisitar muitos dos desafios apresentados para tentar aos poucos superar meus recordes, e principalmente, matar a saudade da era que eu mais gosto dos videogames.

Versão digital e versão física de luxo!

Nintendo World Championships: NES™ Edition está disponível digitalmente para o Nintendo Switch por R$149,00. Além de ter uma edição de luxo que inclui uma réplica dourada do cartucho clássico do jogo, 13 cartões com ilustrações, 5 bottons e a edição física do jogo. Disponível oficialmente na Amazon.

Edição de luxo Nintendo World Championships: NES™ Edition – Imagem: Nintendo/Amazon
5

Análise – Nintendo World Championships: NES™ Edition

Perfeita Nostalgia

Nintendo World Championships: NES™ Edition é um jogo obrigatório para todos os retrogames amantes do Nintendinho e da era 8-Bits. Se você é um jogador curioso para conhecer o passado dos jogos da Nintendo, certamente esse jogo fará você conhecer ótimos jogos e ficará com vontade de experimentá-los por inteiro!


CapiLovers

CapiLovers

Análise realizada com uma versão física no Nintendo Switch Lite


Essa não é uma página patrocinada. Contudo, a Compartilhei Networks pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra. E com isso, mantemos o nosso site no ar. Lembre-se que as compras realizadas pelos links na página são de responsabilidades dos anunciantes e a Compartilhei Networks não tem responsabilidade das compras, prazos de entrega e outros.
Vamos jogar juntos no Nintendo Switch Online?

Me adicione como amigo no Switch com o Friend Code SW-0478-1222-9809

Ajude-nos para que o site cresça e torne-se ainda melhor!

Contribua para que possamos continuar trazendo conteúdos descomplicados e fáceis de entender para que você possa aproveitar ao máximo!

Confira os benefícios!

Posts Similares

Sobre o autor:

Acompanhe CapiLovers nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *